Finanças Pessoais

Conheça 9 filmes de finanças e negócios para assistir durante as férias

Confira a seleção da Mais Retorno

Data de publicação:27/12/2021 às 05:00 - Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

A época de fim de ano e começo de um novo é marcada pelas festas, ceias, presentes e fogos de artificio. Porém, para muito gente esse período também é sinônimo de férias e descanso. Pensando nisso, a Mais Retorno, em parceria com o jornalista Miguel Barbieri, preparou uma lista de filmes de finanças e negócios para você, que é um entusiasta ou profissional do mercado financeiro, assistir durante as férias - ou, até mesmo, em um fim de semana de descanso.

filmes de finanças e negócios
Foto: Reprodução

Filmes de finanças e negócios na Netflix

Altos negócios

Produção original da Netflix, o filme alemão Altos negócios é considerado, por especialistas do cinema, como uma versão mais leve dos clássicos sobre o mercado financeiro, como o famoso O lobo de Wall Street.

A obra do diretor Cüneyt Kaya conta a história de um garoto do interior que sai da casa do pai para ganhar a vida na cidade grande. Neste caminho, Viktor, personagem de David Kross, faz amizade com uma bancária e um tradicional malandro de filmes e, deste encontro, nasce uma parceria improvável que visa ganhar dinheiro com o mercado imobiliário alemão.

"Disposto a fazer qualquer coisa para ficar rico, um jovem e seu amigo viram o mercado imobiliário de cabeça para baixo, mas nem tudo sai como o esperado".

Sinopse de Altos negócios na Netflix

A grande aposta

Inspirado no livro A jogada do século, de Michael Lewis, A grande aposta é uma produção do diretor Adam McKay que conta a história da crise do subprime dos Estados Unidos, que levou a uma das maiores crises financeiras do mundo em 2008.

A trama é protagonizada por Christian Bale, que interpreta Michael Burry, um guru de Wall Street que percebe o risco de inadimplência de diversos empréstimos feitos para o mercado imobiliário americano. Junto ao corretor Jared Vennet, interpretado por Ryan Rosling, eles passam a apostar contra o mercado e investem bilhões de dólares de seus clientes - o que os leva a lucrar valores estrondosos em meio à crise econômica.

"Um grupo de oportunistas faz fortuna ao prever a crise econômica dos EUA e apostar contra os bancos".

Sinopse de A grande aposta na Netflix

Trabalho interno

Diferente dos outros títulos até aqui, Trabalho interno não é um filme de ficção, mas um documentário que aborda e analisa os pontos chave para o colapso econômico dos Estados Unidos em 2008. A análise é narrada pelo ator Matt Damon e a direção da produção é de Charles Ferguson.

A história, que é dividida em cinco partes, busca traçar uma narrativa que mostra como o cenário político americano e as práticas dos setores financeiro e bancário contribuíram para o desenrolar da crise financeira que atingiu o país. O diretor descreve a narrativa do filme como "a corrupção sistêmica dos Estados Unidos pela indústria de?serviços financeiros?e as consequências da corrupção sistêmica".

"Conheça os detalhes sórdidos da corrupção onipresente de Wall Street que levou à crise econômica global de 2008".

Sinopse de Trabalho interno na Netflix

Filmes de finanças e negócios na HBO Max

O lobo de Wall Street

Um dos filmes mais famosos do mundo quando o tema é o mercado financeiro, O lobo de Wall Street, de Martin Scorsese, conta a história do corretor da bolsa de valores Jordan Belfort. O personagem, interpretado por Leonardo DiCaprio, desperta a atenção da polícia por usar métodos nada convencionais - e ilícitos - para ganhar dinheiro encima de seus clientes.

A obra é baseada em fatos reais da vida de Belfort, que foi preso em 2003 após anos de negociações com os órgãos de investigação dos Estados Unidos em decorrência de suas práticas ilegais no mercado financeiro americano. O filme concorreu em diversas premiações do cinema, incluindo o Oscar de Melhor Filme em 2014. DiCaprio ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical em 2013 pela atuação no filme.

"Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que chega a níveis incríveis de riqueza, mas seus métodos não são totalmente legais. Isto o levará a enfrentar problemas com a lei, enquanto ele e seus amigos caem em um abismo de excessos".

Sinopse de O lobo de Wall Street na HBO Max

O mago das mentiras

Baseado no livro O Mago das Mentiras: Bernard Madoff e a História da Maior Fraude Financeira de Todos os Tempos, o filme O mago das mentiras, como o próprio nome do livro já diz, conta a história do investidor e consultor financeiro Bernard Madoff, criador do esquema de Ponzi, o esquema de pirâmide financeira mais conhecido do mundo.

A produção, dirigida por Barry Levinson e protagonizada por Robert de Niro - que interpreta Madoff -, conta os detalhes de como a pirâmide financeira foi criada, com base em uma série de entrevistas realizadas com os personagens envolvidos nos esquema.

"Filme sobre o consultor financeiro Bernie Madoff, que em 2008 foi preso por cometer talvez a maior fraude financeira da história dos Estados Unidos".

Sinopse de O mago das mentiras na HBO Max

Grande demais para quebrar

Dirigido por Curtis Hanson, o filme Grande demais para quebrar conta a história do banqueiro Richard Fuld, que em meio ao colapso econômico de 2008 nos Estados Unidos, junto a personalidades políticas, busca formas de tentar salvar o Lehman Brothers, gigante do setor financeiro americano que quebrou com a crise.

"O mercado financeiro era, há poucos anos, um paraíso: salários multimilionários, bônus exagerados e lucros astronômicos. Tudo começou a ruir em 2008. O filme retrata a crise econômica que até hoje afeta a economia dos EUA, tomando como tema central os esforços do então secretário do tesouro americano, Henry Paulson (William Hurt), para controlar os danos".

Sinopse de Grande demais para quebrar na HBO Max

Becoming Warren Buffett

Mais um documentário na lista. Dessa vez, a produção dirigida por Peter W. Kunhardt conta a história do megainvestidor Warren Buffett e como ele chegou ao patamar de multimilionário, como o maior investidor do mundo na atualidade.

O documentário conta com entrevistas com o próprio Buffet, além de sua esposa, Susan, e personalidades como Bill Gates.

"Um olhar sincero sobre a vida de Warren Buffet, um multimilionário que apesar de dirigir a quarta maior companhia do mundo, ainda leva uma vida humilde em uma modesta casa em Omaha. Este documentário original HBO mostra uma nova perspectiva do homem que se transformou em um dos empresários de maior sucesso do mundo e também em um dos filantropos mais respeitados".

Sinopse de Becoming Warren Buffett na HBO Max

Filmes de finanças e negócios no Star Plus

Wall Street - poder e cobiça

Um dos filmes de finanças e negócios mais antigos, Wall Street - poder e cobiça, de 1987, conta a história de um jovem corretor da bolsa de valores que é apadrinhado por um bilionário - que ganha dinheiro por métodos ilícitos dentro do mercado financeiro. Bud Fux, interpretado por Charlie Sheen, cresce rápido dentro da carreira de corretora, mas enfrenta desafios éticos no caminho.

"Bud Fox é um jovem ambicioso que trabalha no mercado de ações. Ele fará de tudo para chamar a atenção do bilionário Gordon Gekko, abandonando qualquer escrúpulo e ética para enriquecer. Mas ele irá aprender que com o sucesso vêm grandes riscos".

Sinopse de Wall Street - poder e cobiça no Telecine

Wall Street - o dinheiro nunca dorme

Continuação do filme de 1987, o filme Wall Street - o dinheiro nunca dorme se passa a partir do momento em Gordon Gekko sai da cadeia.

"Gordon (Michael Douglas) é um intelectual que critica o comportamento de risco dos mercados. Ele decide ajudar o genro Jacob (Shia LaBeouf), um operador de Wall Street. Enquanto Gordon quer se reaproximar da filha, Jacob quer conselhos para se aproximar de um grande investidor (James Brolin)".

Sinopse de Wall Street - o dinheiro nunca dorme no Telecine
Sobre o autor
Bruna Miato
Repórter na Mais Retorno
Método Asset-Liability

Método Asset-Liability

O que é Método Asset-Liability? O método Asset-Liability (ALM) é um tipo de gestão de riscos, para determinado investimento, que consiste em um monitoramento coordenado entre...

  CONTINUAR LENDO