Logo Mais Retorno
Renda Variável

Confira nova composição do Ibovespa: CSN Mineração, Positivo e 3R Petroleum entraram; veja quem saiu

Índice Bovespa com essa formação vai valer de 3 de janeiro a 29 de abril deste ano

Data de publicação:03/01/2022 às 15:26 -
Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

A Bolsa de Valores de São Paulo acaba de divulgar a composição da nova carteira do índice Ibovespa B3, que vai vigorar de 3 de janeiro de 2022 a 29 de abril de 2022, com base no fechamento do pregão de 30 de dezembro de 2021. Entraram para a formação do índice, as ações da Positivo Tec ON (POSI3), CSN Mineração ON (CMIN3) e 3R Petroleum ON (RRRP3), totalizando 93 ativos de 90 empresas.

As estimativas são as de que os papéis da CSN tenham uma peso de 0,37% no índice, e os da Positivo, de 0,04%. O índice Bovespa muda a cada quatro meses, de janeiro, maio e setembro de cada ano. A Bolsa faz uma avaliação das ações que compões a carteira do índice para verificar se os ativos atendem aos critérios de permanecer no índice.

ibovespa
Ibovespa será composto por um total de 93 ativos

Os ativos precisam ser negociados com regularidade e com volume financeiro relevante, de pelo menos, o,1% do volume negociado duante o período de vigência das três carteiras anteriores. Além disso, as ações não podem ter valores inferiores a R$ 1,00, as “penny stocks”.

No movimento de quem entra e quem sai, ações do Banco Inter, Porto Seguro e Getnet foram cotadas em prévias anteriores para compor o índice, mas não preencheram os requisitos e acabaram ficando pelo caminho. A novidade ficou por conta de 3R Petroleum ON, que apareceu na composição final.

Eleitas para o Ibovespa tende à maior valorização

As eleitas para compor o índice tendem a apresentam valorização mais acentuada, porque passam a ser cobiçadas pelos fundos de investimentos, e dos investidores de uma forma geral.

Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram: Vale ON (15,013%), Petrobras PN (6,509%), Itaú Unibanco PN (5,013%), Bradesco PN (4,515%) e Petrobras ON (4,158%).

Para efeitos de comparação, os ativos que apresentaram o maior peso na composição da carteira anterior do índice, válida de 6 de setembro de 2021 a 30 de dezembro de 2021, foram: Vale ON (14,477%), Petrobras PN (6,180%), Itaú Unibanco PN (5,222%), Bradesco PN (4,517%) e Petrobras ON (4,062%).

A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!