Confira nova composição do Ibovespa: CSN Mineração, Positivo e 3R Petroleum entraram; veja quem saiu
Índice Bovespa com essa formação vai valer de 3 de janeiro a 29 de abril deste ano
A Bolsa de Valores de São Paulo acaba de divulgar a composição da nova carteira do índice Ibovespa B3, que vai vigorar de 3 de janeiro de 2022 a 29 de abril de 2022, com base no fechamento do pregão de 30 de dezembro de 2021. Entraram para a formação do índice, as ações da Positivo Tec ON (POSI3), CSN Mineração ON (CMIN3) e 3R Petroleum ON (RRRP3), totalizando 93 ativos de 90 empresas.
As estimativas são as de que os papéis da CSN tenham uma peso de 0,37% no índice, e os da Positivo, de 0,04%. O índice Bovespa muda a cada quatro meses, de janeiro, maio e setembro de cada ano. A Bolsa faz uma avaliação das ações que compões a carteira do índice para verificar se os ativos atendem aos critérios de permanecer no índice.
Os ativos precisam ser negociados com regularidade e com volume financeiro relevante, de pelo menos, o,1% do volume negociado duante o período de vigência das três carteiras anteriores. Além disso, as ações não podem ter valores inferiores a R$ 1,00, as “penny stocks”.
No movimento de quem entra e quem sai, ações do Banco Inter, Porto Seguro e Getnet foram cotadas em prévias anteriores para compor o índice, mas não preencheram os requisitos e acabaram ficando pelo caminho. A novidade ficou por conta de 3R Petroleum ON, que apareceu na composição final.
Eleitas para o Ibovespa tende à maior valorização
As eleitas para compor o índice tendem a apresentam valorização mais acentuada, porque passam a ser cobiçadas pelos fundos de investimentos, e dos investidores de uma forma geral.
Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice foram: Vale ON (15,013%), Petrobras PN (6,509%), Itaú Unibanco PN (5,013%), Bradesco PN (4,515%) e Petrobras ON (4,158%).
Para efeitos de comparação, os ativos que apresentaram o maior peso na composição da carteira anterior do índice, válida de 6 de setembro de 2021 a 30 de dezembro de 2021, foram: Vale ON (14,477%), Petrobras PN (6,180%), Itaú Unibanco PN (5,222%), Bradesco PN (4,517%) e Petrobras ON (4,062%).
A B3 divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia no penúltimo pregão de vigência da carteira em vigor.
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.
Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.