Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
varejo
Economia

Comércio paulista gera 21,3 mil empregos em maio e mantém otimismo

O consumo represado pela pandemia mantém apostas positivas para o varejo

Data de publicação:15/07/2021 às 19:18 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Em maio, o comércio paulista gerou 21.388 vagas formais de emprego, resultado de 97.560 admissões e 76.172 desligamentos. Os dados são da Pesquisa do Emprego no Estado de São Paulo (Pesp), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgada nesta quinta-feira, 15.

Perspectiva é de crescimento no número de vagas nesses próximos meses com o avanço da vacinação

Na avaliação da Fecomercio, haverá mais geração de vagas nos meses seguintes, com o avanço da vacinação contra covid-19 e a retomada de outros setores da economia.

"O consumo represado ajuda a evolução das vendas no curto prazo e traz o otimismo aos gestores empresariais. Este ciclo deve se manter, mesmo considerando os impactos dos avanços recentes de endividamento, inadimplência e inflação no poder de compra das famílias", aponta a instituição.

Segundo a entidade, o resultado de maio se deve ao feriado do Dia das Mães, que influenciou na decisão dos comerciantes de contratar, e aponta para a consolidação da reabertura do comércio. Este também foi o primeiro mês, desde fevereiro, em que as atividades não essenciais do comércio puderam atender presencialmente seus clientes.

Crescimento nos três setores do comércio paulista

As três divisões que formam o comércio ficaram positivas. O varejo gerou 16.990 empregos; o atacado, 3.329 vagas; e o comércio e reparação de veículos, outras 1.069. No acumulado de janeiro a maio, houve um avanço de 24.021 novos empregos no comércio do Estado, enquanto o saldo de 12 meses (de junho de 2020 a maio de 2021) é de mais 144.644 vagas.

Na capital paulista, o comércio também ficou positivo em maio, quando a cidade registrou a criação 6.261 vagas no total do setor, sendo 5.039 no varejo, 928 no atacado e 294 em comércio e reparação de veículos./Agência Estado

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados