Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
BTG Pactual
Empresa

BTG anuncia lucro recorde e traz André Esteves de volta ao conselho

Banqueiro retorna após seis anos, quando foi preso em 2015, por conta de investigações da Lava Jato

Data de publicação:17/02/2022 às 09:07 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O BTG Pactual registrou, no ano passado, lucro líquido ajustado de quase R$ 6,5 bilhões, com crescimento de 60,3% em relação ao ano anterior. As receitas totais do banco somaram R$ 13,9 bilhões, expansão de 49%, na mesma comparação.

Além do resultado, o banco também anunciou na véspera uma reorganização societária, que colocará o banqueiro André Esteves de volta ao comando do conselho de administração da instituição financeira.

BTG anuncia lucro recorde e traz André Esteves de volta ao conselho
André Esteves retorna para o conselho do BTG Pactual após banco registrar lucro recorde em 2021 - Foto: Luiz Prado

O ex-ministro Nelson Jobim, que está na presidência no colegiado, seguirá como membro do conselho, informou o BTG. A presidência executiva do banco seguirá nas mãos de Roberto Sallouti.

Esteves é o maior acionista e fundador do BTG e reassumirá a presidência do conselho a partir de abril, após a assembleia de acionistas. O banqueiro já vinha participando dos bastidores do dia a dia do banco, mas só agora voltará a uma posição oficial. Foi um hiato de mais de seis anos, desde que Esteves foi preso no fim de 2015, em meio às investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Reorganização do banco

Esse episódio colocou o BTG em uma berlinda na época, o que acarretou uma corrida para reorganizar a instituição - Persio Arida chegou a assumir a presidência - e também a uma série de vendas de ativos, como a participação no suíço BSI.

O retorno formal do fundador ao banco ocorreu apenas em 2018, quando foi absolvido por parte do Ministério Público. O BTG, que teve de encolher seu tamanho na época, deu a volta por cima e conseguiu, poucos anos depois, expandir seu negócio, abrindo inclusive um negócio de varejo.

"É o fim de uma infelicidade e injustiça ocorrida na história empresarial brasileira", disse o presidente da instituição e sócio, Roberto Sallouti. "Estamos orgulhosos em ter Esteves no conselho", disse, lembrando que o banco não deve mudar de estratégia.

Perspectivas para 2022

O BTG Pactual deve seguir apresentando crescimento forte de receitas e lucro no ano de 2022, apesar do cenário desafiador para a economia brasileira, disse Sallouti, em teleconferência de resultados. "Esperamos mudança no mix de receita com alta do juro, mas o banco vai continuar se beneficiando dos investimentos feitos e escala das franquias", disse.

Segundo ele, o banco vai seguir expandindo receitas em gestão de ativos e nos segmentos de crédito e intermediação financeira. "Teremos forte crescimento de receitas e do lucro líquido em 2022 e um retorno de 20%, a mesma medida que manteremos o balanço capitalizado", acrescentou. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados