Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
mercado internacional
Economia

Bolsas da Europa fecham em queda, após UE propor veto a petróleo russo

Mercados estão nervosos com medidas mais duras a serem anunciadas pelo Fomc

Data de publicação:04/05/2022 às 14:43 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira, 4, após a União Europeia (UE) propor proibição a importações de petróleo da Rússia, como parte da campanha de retaliação pela guerra na Ucrânia. Balanços corporativos e indicadores econômicos também ficaram no radar, à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

O índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, encerrou a sessão em baixa de 1,08%, a 441,37 pontos.

bolsas da europa

Em uma nova rodada de sanções, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou plano encerrar as compras de petróleo bruto russo ao longo de seis meses e de produtos refinados até o fim do ano.

A proposta ainda precisa ser aprovada pelos países da UE e há incertezas sobre o processo, mas o anúncio impulsionou os preços da commodity e imprimiu cautela às mesas de operações europeias.

Investidores operaram sob compasso de espera pelo provável aumento de 0,5 ponto porcentual dos juros pelo Fed, no período da tarde. "O movimento de alta de juros do Fed pode estar amplamente precificado, mas os mercados estão claramente nervosos que um FOMC Comitê Federal de Mercado Aberto ainda mais hawkish possa provocar um aumento na volatilidade que possa empurrar os índices para abaixo das mínimas da semana passada", disse o analista Chris Beauchamp, da IG Group, em nota.

Nesse ambiente, o índice FTSE 100, de Londres, fechou com perda de 0,90%, a 7.493,45 pontos, na mínima do dia. O Reino Unido também adotou mais punições a Rússia, desta vez com a proibição de exportações de serviços ao país.

Na Europa continental, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro subiu a 55,8 em abril, no maior nível em sete meses, de acordo com pesquisa da S&P Global. Por outro lado, as vendas no varejo tiveram inesperada queda de 0,4% na passagem de fevereiro a março.

Com isso, o CAC 40, de Paris, perdeu 1,24%, a 6.395,68 pontos, na mínima intraday. Já o FTSE MIB, de Milão, baixou 1,40%, a 23.902,06 pontos.

Em Frankfurt, o DAX cedeu 0,49%, a 13.970,82 pontos. Por lá, a ação da Volkswagen se desvalorizou 1,12%, depois que a montadora alertou para os riscos operacionais decorrentes da guerra na Ucrânia, apesar do lucro registrado no primeiro trimestre de 2022.

Nas praças ibéricas, o PSI 20, de Lisboa, caiu 0,88%, a 5.831,68 pontos.

Em Madri, o Ibex 35 cedeu 1,04%, a 8.500,50 pontos, de acordo com cotação preliminar. /Agência Estado com informações da Dow Jones Newsires

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados