Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Bolsa fecha a semana em queda de 1,42% e o dólar em alta de 2,37%

No dia, investidores digeriram o payroll americano de agosto e o fechamento do gasoduto na Europa

Data de publicação:02/09/2022 às 17:31 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Bolsa fechou a semana em queda de 1,42% e o dólar em alta de 2,37%. No dia, o Ibovespa subiu 0,43%, aos 110 mil pontos, descolada de Nova York, enquanto a moeda americana recuou 1,02%, cotada a R$ 5,18.

O dia foi marcado por novos dados do mercado de trabalho americano. Após os relatórios Jolts e ADP que foram publicados durante a semana e mantiveram os investidores em alerta , nesta sexta-feira, o Departamento do Trabalho dos EUA divulgou o payroll de agosto, que apontou a criação de 315 mil novas vagas de trabalho, acima da média prevista pelos analistas.

payroll
Payroll de agosto veio acima do previsto e deprimiu as bolsas americanas - Foto: Envato

No entanto, na contramão, a taxa de desemprego subiu para 3,7%, porém não foi o suficiente para reduzir o temor do mercado sobre o aperto monetário mais agressivo a ser adotado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na próxima reunião que acontece neste mês.

Para Gabriel Félix, especialista em renda variável da Blue3, o resultado do payroll deixou claro que o ritmo de geração de novas vagas nos EUA segue forte, "pois tanto no relatório não agrícola quanto no de empregos privados, a criação de novos postos ficou acima do esperado".

"O conjunto de indicadores fez com que as bolsas abrissem em alta, com a perspectiva de que os números aliviem a pressão sobre o Fed para as próximas reuniões de política monetária. No entanto, elas acabaram passando por uma correção, com os olhares voltados para o fechamento do gasoduto na Europa e a aversão ao risco crescendo com mais aumentos inflacionários que refletem em toda a economia global".

Gabriel Félix, da Blue3

Bolsas americanas/fechamento

  • S&P 500: -1,05% (392,27 pontos)
  • Dow Jones: - 1,07% (31.318 pontos)
  • Nasdaq 100: - 1,44% (12.098 pontos)

O dia na Bolsa

O Ibovespa abriu o dia em forte alta, mas acabou reduzindo sua empolgação ao longo do período, influenciada pela virada de sinal das bolsas americanas.

Internamente, no âmbito das ações, um dos destaques dessa sexta-feira, foram os papeis do setor de construção civil, influenciados pela notícia de que a contratação do programa Casa Verde e Amarela subiu 40%.

O dia positivo para as gigantes do setor financeiro também contribuíram para a alta do índice. Já nas commodities, grandes destaques como Vale e Petrobras ajudaram a amortizar um pouco a alta do Ibovespa.

No entanto, outras petroleiras como a PetroRio, por exemplo, chegaram a registrar alta de mais de 2%, com a notícia de que a empresa está adquirindo a gigante internacional Dommo e pela alta dos preços do barril do petróleo no mercado internacional.

Maiores altas

EmpresaTickerVariação
EztecEZTC3+8,36%
CyrelaCYRE3+8,06%
MRVMRVE3+7,24%
BraskemBRKM5+6,24%
WegWEGE3+5,88%

Maiores baixas

EmpresaTickerVariação
Irb BrasilIRBR3-12,86%
Americanas S.AAMER3-4,45%
PetzPETZ3-3,69%
ViaVIIA3-3,44%
AzulAZUL4-3,38%
Fonte: B3

Bolsas europeias encerram a sessão no positivo

Os mercados acionários da Europa registraram ganhos nesta sexta-feira. Houve recuperação após perdas recentes e, além disso, o quadro em Nova York ajudou - até o momento do encerramento das atividades na Europa, os índices americanos operaram no positivo.

A possibilidade de um Fed menos agressivo no aperto monetário esteve em foco, mas há também expectativa pela reunião do Banco Central Europeu (BCE), na próxima semana.

O dia já abriu com tom positivo, após perdas recentes. Esteve em segundo plano o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro, que subiu 37,9% em julho, na comparação anual, reforçando a expectativa de tom mais duro pelo BC europeu. Alguns analistas acreditam que, diante da inflação, o BCE deve elevar os juros em 75 pontos-base agora.

O dia foi também de queda nos preços do gás natural na Europa. A Comissão Europeia sugeriu a adoção de um teto nos preços do gás da Rússia, enquanto o Standard Chartered destacou que o cumprimento da meta para repor estoques da União Europeia ajuda a acalmar o quadro na questão energética do continente, embora ainda existam riscos.

A expectativa é que o gasoduto Nord Stream 1 volte a operar neste sábado, 3, levando o gás russo aos europeus, após manutenção.

Bolsas europeias/fechamento

  • Stoxx 600 (pan-europeu): +2,04% (415,98 pontos)
  • DAX (Frankfurt): +3,33% (13.050 pontos)
  • FTSE 100 (Londres): +1,86% (7.281 pontos)
  • CAC 40 (Paris): +2,21% (6.167 pontos)
Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados