Mercado Financeiro

Bolsa opera em queda, pressionada por estatais e descolada do exterior

No radar do mercado está a PEC da transição da equipe do governo Lula

Data de publicação:07/11/2022 às 10:46 - Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

No ínicio da semana, a Bolsa começou esta segunda-feira, 07, em queda de 0,35%, aos 117.744 pontos, às 10h35. No radar dos investidores está o cenário político local e a transição de governo, com dúvidas sobre a equipe econômica e o comando das estatais em 2023. Papéis do Banco do Brasil e da Petrobras pressionam o Ibovespa.

O dólar opera em alta nesta segunda. Os investidores ajustam posições cambiais após queda acumulada pelo dólar ante o real de cerca de 5% na semana passada, diante da espera pela PEC da Transição, que será apresentada hoje pela equipe de transição ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Lula pode anunciar amanhã ao mercado sua decisão sobre a proposta. Há grande expectativa ainda pelo anúncio do nome de quem irá comandar o Ministério da Fazenda no novo governo, o que pode ocorrer nos próximos dias.

Bolsa recua, com cenário político e inflação no radar | Foto: Freepik

Bolsas Internacionais

Nos Estados Unidos e na Europa, as bolsas operam em alta, mas operam voláteis com os investidores se preparando para uma semana movimentada na política dos Estados Unidos de eleições de meio de mandato do Congresso, bem como o último relatório de inflação ao consumidor.

Os mercados acionários da Ásia tiveram pregão positivo, nesta segunda-feira. O mercado japonês mostrou mais força, mas Xangai também subiu, ainda em meio a especulações sobre os próximos passos na política da China contra a covid-19. Na China, a Bolsa de Xangai fechou em alta de 0,23%, em 3.077,82 pontos, e a de Shenzhen, de menor abrangência, subiu 0,38%, a 2.027,86 pontos.

O movimento em geral positivo nas praças chinesas começou em alguns dias da semana passada, em meio a especulações sobre a reabertura da economia local, mesmo que o governo já tenha rechaçado essas versões. Para o ANZ, autoridades da China não devem mudar de repente a política para conter a covid-19, mas optar por qualquer transição de modo gradual. Nesta segunda, ações de energia e varejo estiveram entre os destaques. Investidores também avaliaram números da balança comercial chinesa em outubro, abaixo do esperado por analistas./Com Agência Estado.

Leia mais:

Sobre o autor
Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!