Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Bolsa opera em queda, com inflação acima do esperado e cenário político

IPCA de outubro avança 0,59%, interrompendo sequência de três deflações

Data de publicação:10/11/2022 às 10:59 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

Com inflação acima do esperado e cenário político local no radar, a Bolsa brasileira recua nesta quinta-feira, 10. O Ibovespa recua 1,31%, a 112.090 pontos, por volta das 10h53. No mesmo horário, o dólar avança 1,64%, cotado a R$ 5,26. Mais cedo, o IBGE divulgou o resultado do IPCA de outubro, que registrou alta de 0,59%, interrompendo uma sequência de três deflações no índice.

Dentre as quedas da Bolsa, ações da B3 recuam 4,66%, Itaú Unibanco opera em queda de 1,95% e papéis da Petrobras caem 1,86%, às 10h43. No mesmo horário, papéis da Vale caem 1,15%.

bolsa
Bolsa opera em queda, pressionada por IPCA e cenário político local | Foto: Envato

Sobre o IPCA acima do esperado, Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil Investimentos, afirma que a inflação não deve parar por aí. "Podemos ver ainda mais pressão na inflação nos próximos meses. O período da deflação definitivamente terminou em 2022, o que deve levar a inflação do ano fechar próxima a 8%" pontua.

Os investidores também seguem acompanhando a PEC da Transição do governo, com temor pelo aumento nas despesas públicas fora do Teto de Gastos.

"O cenário fiscal está no radar dos investidores, com uma pressão em Brasília para o que o Auxílio Brasil fique fora do Teto de Gastos. Enquanto essa negociação e a nomeação dos ministros do novo governo não saírem, a gente ainda deve verificar volatilidade nas cotações do mercado".

Lana Santos, especialista de Renda Variável da Acqua Vero Investimentos

Bolsas Internacionais

Nos Estados Unidos, os futuros dos índices norte-americanos operam em alta. Os investidores repercutem o resultado preliminar das eleições de meio mandato no Congresso. Além disso, o resultado do CPI (dado de inflação) abaixo do esperado pelo consenso deve ajudar o otimismo dos investidores nesta quinta.

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA teve uma alta de 0,4% em outubro na comparação com setembro, conforme mostram dados do Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. O resultado veio abaixo acima das expectativas do mercado, que apontava para uma alta de 0,6%. Nos últimos 12 meses, a inflação no país chegou a 7,7% (ante 8,0% aguardado pelos investidores).

As bolsas na Europa operam mistas nesta quinta-feira, com investidores digerindo os resultados das eleições de meio de mandato dos EUA e analisando os principais dados de inflação.

As bolsas asiáticas fecharam em queda seguindo a tendência dos mercados futuros de Wall Street, com os investidores repercutindo eleições nos Estados Unidos e à espera pelos dados da inflação norte-americana no mês de outubro./Com Agência Estado.

Leia mais:

Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados