Bolsa opera em alta, com investidores monitorando PEC da Transição
Dólar recua com sinalizações pelo equilíbrio fiscal dadas pelo Congresso na véspera
A Bolsa de Valores opera em alta no início da manhã desta sexta-feira, 18, enquanto o dólar opera em queda, com investidores atentos às negociações em torno da PEC da Transição e às sinalizações do Congresso sobre um equilíbrio fiscal no próximo governo. O Ibovespa avança 1,03%, a 110.828 pontos às 10h37 (no horário de Brasília). No mesmo horário, o dólar recua 0,95%, cotado a R$ 5,34.
Na quinta-feira à noite, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, sinalizou um conjunto de medidas para estimular o crescimento da economia, que incluem prioridade na reforma tributária, acordos comerciais internacionais e a busca de investimentos externos em obras infraestrutura, desburocratização e digitalização do governo.
Bolsa Internacionais
As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta sexta-feira, 18, com exceção do pregão na Coreia do Sul. O principal driver foi a postura agressiva de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) quanto ao aperto monetário nos Estados Unidos, em comentários que derrubaram as bolsas de Nova York na quinta-feira. As bolsas da Europa operam em alta, acompanhando as falas do dirigente do Fed, assim como os índices futuros de Wall Street.
O presidente da distrital de St. Louis do BC americano, James Bullard, alertou que é possível que os juros tenham de subir mais (de 5% a 7%) do que o mercado estima hoje para conter a inflação dos EUA. Já o chefe do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, alertou que a entidade seguirá elevando os custos de financiamento até que tenha certeza de que os preços estão moderando em direção à meta. Já o membro do Conselho da autoridade monetária, Philip Jefferson defendeu a busca por uma economia de inflação baixa. /Com Agência Estado.
Leia mais: