Mercado Financeiro

A Bolsa de Valores teve um bom desempenho na véspera: valorizou quase 1% e chegou próxima dos 119 mil pontos. Porém, de acordo com a B3, o volume financeiro foi o mais baixo do ano até o momento.

Alta do dólar reduziu lucro de empresas de capital aberto em 2020
Comportamento cauteloso dos investidores deve se manter nesta terça-feira, 13

Esse resultado traduz a posição de cautela redobrada que os investidores estão adotando diante do cenário político e fiscal do país, que segue ditando o humor do mercado nas últimas semanas. E, para esta terça-feira, 13, as atenções devem seguir voltadas para essa direção.

A apreensão se dá por dois temas importantes que estão movimentando a cena política: o debate sobre o Orçamento 2021, mas também com a abertura de uma CPI no Senado para apurar a atuação do governo federal na pandemia, que gerou uma acirrada disputa entre os três Poderes.

PEC para Saúde no Orçamento e estratégias para enfraquecer a CPI da covid-19

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou que o Executivo e o Congresso estão chegando a um acordo sobre o Orçamento 2021. Por outro lado, a equipe econômica segue insistindo na importância do veto do chefe do Executivo.

Na véspera, passou a circular no mercado a informação de que está em estudo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para ações contra a covid-19 e que integraria outros gastos extras como Pronampe e Bem.

Essa estratégia abriria espaço a emendas parlamentares no orçamento. A ideia, segundo analistas, é vista como mais uma manobra para acomodar pressões políticas, na medida em que parte do orçamento da saúde ficaria de fora do teto de gastos e seria bancado com créditos extraordinários.

Já sobre a CPI da covid-19, o presidente Bolsonaro segue tentando tirar a luz de cima do governo federal. De acordo com analistas, a sua estratégia de que a CPI mire também a atuação de prefeitos e governadores para tirar o foco de seu governo pode eventualmente acabar no Supremo e resultar em mais uma derrota para o Palácio do Planalto, uma vez que a corte tem precedente no sentido de barrar a ampliação de CPI.

O partido Cidanania, no qual o senador Jorge Kajuru – que recentemente divulgou trechos da conversa que teve com o presidente Bolsonaro sobre a CPI – convidou, no final da noite da última segunda-feira, o político a se retirar, ou caso contrário, será aberto um pedido de expulsão.

A coligação analisou que Kajuru agiu como alguém “subserviente” ao presidente durante conversa divulgada por ele mesmo nas redes sociais.

Movimentação do dólar na véspera pode indicar o humor do mercado nesta terça-feira

O comportamento do dólar na véspera, quando inverteu a baixa da manhã e subiu com força, também pode ser uma amostra do comportamento do mercado financeiro nesta terça-feira.

A avaliação é de Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, que diz que a movimentação financeira coincidiu com a informação de que uma minuta de PEC estaria sendo preparada pela equipe econômica para acomodar as despesas com as emendas parlamentares no Orçamento sem furar o teto de gastos.

A reação negativa do dólar é indicação de que a incerteza fiscal do mercado, já ressabiado com o impasse em torno do Orçamento, aumentou.

O dólar não subiu sozinho. Como a alta da moeda americana pode levar a uma inflação mais elevada, os juros futuros acompanharam esse movimento.

Para investidores e profissionais do mercado, inflação em alta exigiria uma correção mais forte da Selic e os juros futuros estariam antecipando o que o Banco Central deve fazer mais à frente.

A regra que define o teto de gastos é vista como um seguro contra o risco de crescimento exagerado da dívida pública e descontrole das contas do governo.

Uma suspeita de que ela venha a ser burlada gera desconfiança nos investidores, que procuram proteção para seu patrimônio no refúgio de sempre em momentos de incerteza, o dólar.

Mortes por covid-19 não param de subir e vacinação segue com lentidão

Enquanto não há uma definição sobre a CPI da covid-19, as mortes por conta da doença não param de aumentar. Na contramão, a velocidade da vacinação se mantém com o freio de mão puxado.

Segundo dados do consórcio de imprensa, o Brasil registrou 1.738 mortes pela doença na véspera. A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 3.125, a maior marca já registrada desde o início da pandemia.

O número de pessoas vacinadas com ao menos uma dose contra a covid-19 no país chegou na última segunda-feira a 11,26% da população total.

Wall Street com atenção voltada para os novos indicadores econômicos

Após registrar recordes recentes  e fechar o pregão da véspera em queda, os futuros das bolsas de Nova York operam em baixa nesta terça-feira, com os investidores atentos à divulgação dos dados de inflação do país ao longo do dia.

No país, o foco também se volta para o leilão dos títulos de 30 anos, que também acontece no dia de hoje, após alta nos Treasuries de 10 anos, que atraiu uma alta demanda de investidores.

Outro dado importante da economia do país que será divulgado nesta terça-feira é o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de março. Segundo analistas, a expectativa é de um avanço de 0,5 ponto percentual perante o mês de fevereiro.

Nesta semana, também serão comunicados os resultados de grandes bancos americanos como JP Morgan Chase, Goldman Sachs, Bank of America e Citibank.

Além disso, o mercado segue acompanhando os desdobramentos do pacote de infraestrutura de US$ 2,3 trilhões proposto pelo presidente Joe Biden.

Bolsas asiáticas concluem o pregão desta terça-feira sem rumo definido com dados da China

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira após a divulgação da balança comercial chinesa e em meio a preocupações com o avanço da covid-19 não apenas no continente como em outras partes do mundo.

O índice japonês Nikkei subiu 0,72% em Tóquio hoje, aos 29.751,61 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 1,07% em Seul, aos 3.169,08 pontos, e o Hang Seng teve modesta alta de 0,15% em Hong Kong, aos 28.497,25 pontos.

Na China continental, por outro lado, o Xangai Composto recuou 0,48%, aos 3.396,47 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto registrou ligeira perda de 0,06%, aos 2.187,57 pontos. Já em Taiwan, o Taiex caiu 0,21%, aos 16.824,91 pontos.

Dados publicados nesta madrugada mostraram que as exportações chinesas deram um salto anual de 30,6% em março.

O resultado, porém, ficou abaixo das expectativas de um aumento de 40% e também aquém do acréscimo de 60,6% visto no primeiro bimestre. As importações da China, por sua vez, subiram 38,1% na comparação anual de março, superando previsão de alta de 25%.

Independentemente do que analistas esperavam, os números mostram que a China continua se recuperando com força dos efeitos da pandemia do coronavírus, o que pode encorajar Pequim a reverter medidas de estímulo monetário e fiscal.

O apetite por risco na Ásia é limitado pelo avanço da covid-19 em países da região, como Índia, Filipinas e Tailândia

Na Oceania, a bolsa australiana ficou praticamente estável nesta terça, com ganho marginal de 0,04% do S&P/ASX 200 em Sydney, aos 6.976,90 pontos. / com Júlia Zillig e Agência Estado

Imagem do autor

Colaborador do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Economia
Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Mercado Financeiro
Veja mais Ver mais