Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Bolsa
Outros

Bolsa abre em queda, em dia de deflação no IPCA; Vale e Petrobras recuam

Expectativa do mercado era de uma deflação maior no IPCA de setembro

Data de publicação:11/10/2022 às 10:57 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

A Bolsa opera em queda nesta terça-feira, 11, com recuo de 0,42% a 115.456 pontos. O dólar avança 0,23%, a R$ 5,20. Os investidores repercutem o resultado de -0,29% do IPCA em setembro, que veio abaixo das expectativas. Na cena local, o mercado também monitora a corrida eleitoral para o segundo turno e o dia de hoje também pode ter menor volatilidade na Bolsa por conta do feriado de Dia das Crianças nesta quarta-feira, 12.

Por volta das 10h55, papéis da Vale, Petrobras e B3 pressionavam o índice, com quedas de 1,65%, 1,41% e 0,67%, respectivamente. No mercado de commodities, o petróleo do tipo Brent recua 1,80%, com o barril sendo cotado a US$ 94,46.

bolsa
Foto: Reprodução

Mais cedo, o dado oficial de inflação do país, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de setembro ficou em -0,29%, terceiro mês consecutivo de deflação. Em agosto, a variação havia sido de -0,36% e em julho, de -0,68%. No ano, o IPCA acumula alta de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%. A expectativa do mercado era de uma deflação maior, de 0,33%.

"A inflação de curto prazo continua se beneficiando das medidas fiscais que o governo adotou há uns meses, que foi a redução da alíquota do ICMS para algumas categorias. A deflação já era esperada pelo mercado. Sabemos que esse é um efeito temporário. O mercado esperava deflação de 0,33% e veio 0,29%. Conforme o tempo passa e o mercado se acomode a esse benefício fiscal, a tendência é que a gente comece a ver a inflação novamente."

Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed

Bolsas Internacionais

Em Wall Street, mercado americano opera em queda em queda, monitorando cenário de inflação e aperto monetário global. Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuam 0,31%, 0,89% e 1,20%, respectivamente. O Head da mesa de derivativos e ações do BTG Pactual, Jeson Zanlorenzi, afirmou que, nos EUA, os investidores também aguardam o início da temporada de balanços, que pode trazer números indicativos importantes sobre lucro e retorno das companhias.

Na Europa, principais índices operam em queda, seguindo temor global de uma recessão e a espera de dados de inflação nos Estados Unidos ainda nesta semana. Os mercado asiáticos fecharam esta terça-feira em queda, seguindo sentimento negativo ao redor do mundo. Na véspera, os investidores operavam com cautela, após falas do presidente do JPMorgan, Jamie Dimon, que alertou sobre uma recessão econômica nos "próximos seis a nova meses". O índice Nikkei recuou 2,64%, enquanto o HSI caiu 2,23% e o Kospi registrou baixa de 1,83%.

Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados