Logo Mais Retorno
bolsa
Mercado Financeiro

Bolsa vira e passa a operar em alta; com Vale e Petrobras

Dados de inflação ao redor do mundo continuam acelerando

Data de publicação:30/09/2022 às 10:39 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

Em sexta-feira pré-eleições, bolsa firma alta. Com Vale, índice avança 1,80%, aos 109.604 pontos. Já o dólar operava em queda de 0,34%, cotado a R$5,41, por volta das 14h10. Papéis da Vale subiam 5,03%, após o Conselho Administrativo anunciar de reorganização nas operações de níquel e cobre da companhia. Investidores monitoram as eleições de domingo, 02, que pode trazer uma postura cautelosa por parte dos investidores.

Os mercados direcionam os olhares para o dado de inflação nos Estados Unidos (PCE) e para as falas de vários dirigentes do Federal Reserve (FED, banco central americano).

bolsa
Bolsa brasileira começa último pregão do mês | Foto: Shutterstock

Bolsas Internacionais

Nos Estados Unidos, principais índices começaram o dia em queda e oscilavam por volta das 14h15. Dow Jones, S&P recuavam e Nasdaq recuavam 0,14%, 0,09% e 0,21%, respectivamente. Divulgado mais cedo, o núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,6% em agosto na comparação mensal e 4,9% na anual. Com o resultado, o indicador avançou na comparação com julho e ficou acima da expectativa do mercado.

Bolsas na Europa operam em sem direção definida. Por lá, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro atingiu a máxima histórica de 10% em setembro. Em agosto, o resultado havia ficado em 9,1%, segundo dados preliminares divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O índice segue pressionado pela disparada dos preços de energia em meio à guerra da Rússia na Ucrânia.

As bolsas asiáticas fecharam esta sexta-feira em queda, após mais uma rodada de perdas nas bolsas americanas ontem e dados mistos da manufatura chinesa. O índice acionário japonês Nikkei caiu 1,83% em Tóquio, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 0,71% em Seul, e o Taiex cedeu 0,81% em Taiwan./ Com Agência Estado.

Sobre o autor
Mari Galvão
Repórter de economia na Mais Retorno

Inscreva-se em nossa newsletter

,