Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
banco central
Economia

BC publica regulamento do projeto-piloto do Real Digital

10 instituições financeiras serão convidadas a participar em conjunto com os técnicos do Banco Central de nova rodada de discussões e testes da moeda virtual

Data de publicação:27/04/2023 às 16:52 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

O Banco Central divulgou resolução com normas e procedimentos do projeto-piloto que cria a moeda digital do País, o Real Digital. Ao mesmo tempo, formou um comitê que vai cuidar da governança e execução dos trabalhos do projeto.

Já foram realizados os primeiros testes em plataforma que vai operar a moeda, e o BC vem discutindo com entidades representativas do Sistema de Pagamentos Brasileiro e outras agências reguladoras para definir as diretrizes de funcionamento do sistema virtual dentro do projeto-piloto.

relatório focus
Real Digital passa a ser testado em sistemas e plataformas de 10 bancos - Foto: Reprodução

Em nova rodada de discussões e testes, 10 instituições financeiras serão convidadas a participar em conjunto com os técnicos do Banco Central. Entre os dias 2 e 12 de maio, o comitê do BC vai receber as propostas de entidades interessadas em fazer parte do piloto, e adesão será formalizada e feita exclusivamente pelo endereço de e-mail piloto.rd@bcb.gov.br 

“Poderão participar do projeto-piloto instituições autorizadas a funcionar pelo BC que tenham necessariamente a capacidade de testar, com base em seu correspondente modelo de negócios, transações de emissão, de resgate ou de transferência dos ativos financeiros, bem como de executar a simulação dos fluxos financeiros decorrentes de eventos de negociação, quando aplicável ao ativo financeiro sujeito ao teste”, diz o comunicado do Banco Central. 

O BC ainda informa que cada participante selecionado designará um representante técnico para gerenciar sua equipe técnica e conduzir os entendimentos necessários ao desenvolvimento do projeto.

Transparência

Durante a condução do projeto piloto será criado um fórum para troca de informações e orientação das expectativas em relação ao desenvolvimento dessa plataforma e dos testes propostos. Esse canal de comunicação do corpo técnico do BC com as entidades representativas dos setores envolvidos permitirá ainda a discussão do estabelecimento de estratégias negociais e de desenvolvimento que sejam mais adequadas às necessidades de mercado.

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados