Empresa

Em março deste ano, a Azul foi a empresa com a maior participação no mercado doméstico, com 40,7%, e, entre as companhias com maior porcentagem em participação, a única a apresentar crescimento com alta de 11,2%, de acordo com os recentes dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Azul detém maior participação no mercado em março - Foto: Azul/ Gianfranco Panda Betting

No ranking, a Gol vem na sequência, com 32,7%, e Latam, com 26,4%, empresas que apresentaram retração na demanda na comparação com o mesmo mês de 2020, de 40,8% e 53%, respectivamente.

Com essa notícia, os papéis da Azul e Gol seguem obtendo ganhos nesta segunda-feira, 26. Às 12h17, as ações da Azul atingiam alta de 2,62%, e da Gol, 2,41%.

"Ainda que o alcance da liderança da Azul tenha se dado diante de um mercado ainda extremamente disfuncional, salienta êxito de estratégia de posicionamento da companhia, executado de forma a potencializar o alcance de sua malha e frota atuais", aponta a Ativa Investimentos.

Pandemia atrapalha crescimento do setor aéreo

De acordo com a Anac, a pandemia provocada pela covid-19 continua causando impacto significativo no transporte aéreo.

No mês passado, houve retração de 32,5% na demanda, medida em passageiros quilômetros pagos (RPK), por voos no mercado doméstico na comparação com o mesmo período de 2020.

Na soma dos três primeiros meses de 2021, considerando a mesma comparação, a queda é de 32,4% no indicador.

A oferta de voos no mercado doméstico (calculada em assentos quilômetros ofertados - ASK) também apresentou queda durante o mesmo período comparado, de 27,2% no terceiro mês do ano e de 28,5% no acumulado.

Em março de 2021, foram transportados 3,2 milhões passageiros no mercado doméstico e 5 milhões um ano antes, o que representa queda de 37,8% no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2020.

Já a taxa de ocupação de aeronaves no mercado doméstico em março foi de 66,7%, redução de 7,2% referente ao porcentual apurado no mesmo mês de 2020. No primeiro trimestre, a taxa teve média de 76,3%, retração de 5,5% na comparação com igual período do ano anterior/ com Agência Estado

Imagem do autor

Repórter do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Empresa
Empresa
Empresa
Empresa
Veja mais Ver mais