Logo Mais Retorno
fed
Economia

Ata do Fed: dirigentes afirmam que altas contínuas dos juros são apropriadas

Para levar a inflação à meta de 2%, juros americanos vão continuar subindo, segundo dirigentes do banco central americano

Data de publicação:22/02/2023 às 22:11 -
Atualizado 9 meses atrás
Compartilhe:

Ao discutir as perspectivas de política monetária, com a inflação ainda bem acima da meta de 2%, todos os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) anteciparam mais uma vez que os aumentos contínuos de juros são apropriados para atingir os objetivos da instituição, de acordo com a ata da última reunião de política monetária do BC dos EUA, divulgada nesta quarta-feira, 22.

"Os dirigentes reafirmaram seu forte compromisso de retornar a inflação ao objetivo de 2% e observaram que uma postura política restritiva precisaria ser mantida até que os dados recebidos fornecessem confiança de que a inflação estava em uma trajetória descendente sustentada para 2%, o que provavelmente levaria algum tempo", destaca o documento.

Fed
Dirigentes também consideraram os atrasos que a alta dos juros podem trazer à atividade econômica - Foto: Reprodução

Além disso, o documento traz que os membros concordaram que, ao determinar a extensão dos futuros aumentos na faixa da meta, eles levariam em consideração o aperto cumulativo da política monetária, os atrasos com que a política monetária afeta a atividade econômica, a inflação e os desenvolvimentos econômicos e financeiros.

"Os participantes em geral observaram que as decisões futuras do Comitê em relação à política continuariam a ser informadas pelos dados recebidos e suas implicações para as perspectivas de atividade econômica e inflação".

Pico

Integrantes do mercado, em média, projetam probabilidade de pico na taxa dos Fed funds em torno de 5%, segundo levantamento conduzido por equipe do Fed e divulgado nesta quarta-feira na ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).

A pesquisa apontou que o mercado, em geral, esperava um crescimento moderado ou recessão leve da economia americana neste ano, com apenas alguns integrantes percebendo risco de inflação persistente ou recessão profunda.

Considerando este cenário, os participantes do mercado entrevistados pela equipe do Fomc esperavam de forma ampla o aumento em 25 pontos-base anunciado na reunião monetária de 1º de fevereiro. Além disso, parte significativa do mercado projetava que o Fed manteria sua política de juros estável durante boa parte de 2023.

Atividade e efeitos

Os dirigentes do Federal Reserve observaram que será necessário um crescimento abaixo da tendência para conseguir reduzir a inflação à meta de 2% nos Estados Unidos.

Segundo o documento, os dirigentes concordaram que a inflação segue inaceitavelmente alta no país, ainda bem acima da meta, da mesma forma que o mercado do trabalho, que segue apertado. Entretanto, alguns integrantes do Fomc também afirmaram que os riscos das taxas inflacionárias estão mais equilibrados, apesar das incertezas para este ano. /Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados