Alckmin anuncia novos nomes para grupos de transição, veja os da área econômica
Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, fará parte da equipe de Planejamento, Orçamento e Gestão
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, que coordena a fase de transição dos governos, anunciou nesta quinta-feira, 10, outros nomes de integrantes que participarão de seis dos grupos temáticos. Na declaração, Alckmin estava acompanhado da presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), e do ex-ministro Aloizio Mercadante.
Nas áreas vinculadas à economia, os nomes anunciados foram: da equipe do Planejamento, Orçamento e Gestão, participarão o ex-ministro Guido Mantega, o deputado Enio Verri (PT-PR), a professora e economista Ester Dweck e Antonio Correa Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia de São Paulo.
No grupo temático da Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas estarão o ex-governador e ex-deputado federal Germano Rigotto (MDB-RS), Jackson Schneider, executivo da Embraer, Rafael Lucchesi, do Senai/BA, o deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), Tatiana Conceição Valente, especialista em economia solidária do Amazonas, Paulo Okamotto, ex-presidente do Sebrae, Paulo Feldman, professor da Universidade de São Paulo (USP), e André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Nesta área temática, haverá um grupo técnico apenas para pequena empresa composto por Ceciliano, Feldman, Okamotto e Conceição.
Outros nomes já anunciados
Na última semana, Alckmin já havia anunciado o grupo técnico da Economia, composto por André Lara Resende e Pérsio Arida, formuladores do Plano Real, o plano econômico mais bem-sucedido no País que debelou a inflação no País, além de Nelson Barbosa, economista considerado heterodoxo e ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff (PT) e Guilherme Mello, que assessorou a campanha de Lula na área da economia.
"São quatro grandes economistas, pessoas com larga experiência", disse Alckmin, ressaltando que participar da equipe de transição não significa, necessariamente, passaporte para a Esplanada dos Ministérios no novo governo.
"Não são visões opostas, são complementares". É importante ter num grupo técnico visões que se complementam, se somam. É uma fase transitória para discutir, elaborar propostas, definir questões, esclareceu Alckmin ao comentar sobre a composição da coordenação de economia. /Agência Estado