Logo Mais Retorno
Fundo de ações com foco em equidade de gênero da Warren rende 9% a mais do que o Ibovespa em 12 meses; o que aconteceu?
Finanças Pessoais

Conheça os 12 hábitos financeiros que podem mudar sua vida e carteira de investimentos

Hábitos financeiros das pessoas ricas podem ajudar as pessoas a lidar melhor com seu dinheiro e obter uma renda com os investimentos

Data de publicação:25/04/2022 às 01:15 -
Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:

Uma boa gestão do dinheiro é a chave para alcançar a tranquilidade e o sucesso financeiro. Para construir um império neste mercado, é preciso ter planejamento, poupar, obter mais recursos e investir melhor.

Alguns hábitos financeiros praticados por empresários e grandes investidores vão te ajudar a lidar melhor com seu dinheiro e obter uma renda com investimentos. Veja como adquirir estes hábitos também!

hábitos financeiros
Warren Buffett, fundador do escritório Berkshire Hathaway - Foto: Daniel Acker/Bloomberg via Getty Images

#1 Tenha iniciativa

Nada acontece do dia para noite, principalmente no mundo das finanças. Por isso, é fundamental ter iniciativa e ser proativo. Canalize a sua energia para obter os melhores resultados.

Isso inclui a melhora da comunicação pessoal, a prática de metodologia e o planejamento do dia a dia.

"A vida é frágil. Não temos garantias de um amanhã, então faça o seu melhor."

Tim Cook

#2 Crie objetivos e planos financeiros

Pessoas bem-sucedidas e ricas costumam ter o hábito de traçar objetivos e planos financeiros.

Toda semana, faça uma reflexão e pense em novas formas de ganhar e economizar dinheiro. A partir daí, crie um planejamento financeiro, com objetivos de curto, médio e longo prazo.

Planilha de Controle Financeiro e Investimentos

Aproveite para conhecer nossa ferramenta completa e exclusiva para organizar suas despesas e seus investimentos, tudo em um só lugar. Saiba mais aqui.

“A diferença entre pessoas bem-sucedidas e pessoas realmente bem-sucedidas é que as pessoas realmente bem-sucedidas dizem não a quase tudo”

Warren Buffett

#3 Melhore seus conhecimentos

Nem todo mundo é um expert em finanças. E todas as pessoas que se tornaram ricas e relevantes nas suas áreas, entenderam que é necessário melhorar seus conhecimentos. Todos os dias, há sempre alguma coisa nova para aprender.

“Se você não está disposto a aprender, ninguém pode ajudá-lo. Se você está determinado a aprender, ninguém pode impedi-lo.”

T. Harv Eker

Aproveite para conhecer todos os nossos conteúdos exclusivos disponíveis para todo tipo de investidor, desde o iniciante ao mais avançado. Saiba mais aqui e transfore sua vida no mercado financeiro.

#4 Evite contrair dívidas

Nós vivemos em uma era em que (felizmente) falar sobre o funcionamento do cérebro, saúde mental e até sobre o Ego (no maior estilo Freud) não é mais considerado apenas um papo new age. Ainda bem.

Graças aos avanços científicos e ao olhar sensível de alguns pesquisadores, as pessoas passaram a entender o que, racionalmente, parece para lá de óbvio: o maior culpado pelas decisões erradas que elas tomam, principalmente quando se trata de dinheiro, são elas mesmas.

Para nossa salvação, desde de meados do século XX emergiu um campo de estudo conhecido como Finanças Comportamentais. Nele, os cientistas estudam como a Psicologia influencia o nosso comportamento financeiro - tanto de gastos quanto de ganhos e investimentos.

Grandes nomes, como Daniel Kahneman (ganhador do Nobel de Economia) e Amos Tversky, se tornaram famosos justamente por contribuir para as Finanças Comportamentais. E uma de suas descobertas mais incríveis diz respeito a um fenômeno psicológico conhecido como viés cognitivo.

E por que estamos dizendo tudo isso? Porque de fato a forma como você pensa dita como você irá agir em um momento de impulso. Pode ditar também momentos onde você até mesmo pode agir em um efeito manada, conhecido como um efeito dominó no mercado, onde os investidores seguem uma só decisão e ditam o movimento do mercado naquele momento, sendo ele positivo ou negativo.

Sendo assim o tópico dívidas deve ser muito bem avaliado. Afinal por que você possui dívidas?

As dívidas financeiras trazem bastante frustração e pressão, até porque ninguém gosta de ficar devendo dinheiro, certo?!

"A dívida não custa apenas juros, mas também a liberdade.”

D. Muthukrishnan

Antes de tudo é preciso entender a raiz daquela dívida, ela pode ter origem de uma compra supérflua por exemplo, ou até mesmo aquela feita por impulso. Mas também existem as dívidas, digamos que "planejadas", como aquela pessoa que sonha em ter uma casa e utiliza de recursos para que possa pagar ao longo de um período o valor total do imóvel, sendo assim se compromete em separar um valor específico para o seu planejamento.

Mesmo entrando no check list de boletos pagos, não deixa de ser uma dívida que tem uma hora para acabar.

Importante lembrar que perder dinheiro nunca será positivo, já dizia o grande investidor Warren Buffett: "Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: nunca se esqueça da regra número 1.”

#5 Comemore suas vitórias

Independentemente dos objetivos traçados, se eles são de curto, médio ou longo prazo, comemore de forma genuína quando você atingi-los.

É importante celebrar cada vitória, seja pequena ou grande, pois ela vai te estimular a seguir em frente.

“O sucesso é a soma de pequenos esforços – repetidos dia sim, e no outro também.”

Robert Collier

#6 Viva de um jeito simples

Pessoas ricas não possuem um estilo de vida com muita ostentação. Obter estabilidade financeira, conforto e qualidade de vida é o objetivo, mas sem excesso.

É importante é sentir prazer ser feliz e viver bem.

#7 Despesas x Prioridades

Esse provavelmente é o hábito mais simples de todos. O segredo de um sucesso financeiro, é gastar menos do que você ganha. É recomendado que deve ser poupado ou investido entre 10% e 20% da renda mensal.

Por isso, é necessário eliminar despesas e gastar somente com prioridades. Dessa forma, monte um orçamento financeiro para cuidar dos seus gastos.

Aqui na Mais Retorno inclusive temos um lema que estampa nossos itens no kit de boas vindas:

"Ganhe, Invista, Gaste e Repita"

#8 Tenha uma reserva para emergências

Antes de escolher qualquer tipo de investimento, é importante que um deles tenha liquidez diária para uma reserva financeira.

Emergências podem acontecer a qualquer momento e cabe somente a você estar preparado. Esse hábito vai te ajudar em algum momento de necessidade e evitar preocupações.

Recomenda-se que a reserva de emergência deve ser o equivalente a 3 anos de custo do seu padrão de vida.

“Se o objetivo principal do capitão fosse preservar o seu navio, ele o manteria no porto para sempre.”

Tomás de Aquino

#9 Ouça mais e fale menos

Sem dúvida alguma, um dos hábitos mais populares das pessoas ricas e de sucesso é ouvir e aprende mais e falar menos.

Ser um bom ouvinte é uma característica de uma pessoa confiável.

"As pessoas calculam demais e pensam muito pouco.”

Charlie Munger

#10 Cuide da sua saúde

Ter uma ótima saúde financeira é importante. Mas viver com maior qualidade de vida e cuidar da sua saúde é essencial para ter uma boa longevidade. Comece a praticar atividades físicas, se alimente melhor, acorde cedo.

"Paciência, persistência e transpiração fazem uma combinação imbatível para o sucesso."

Napoleon Hill

#11 Saiba onde o seu dinheiro será investido

Cuidado com excesso de diversificação. Se você investe em coisas demais, pode não conseguir administrar da forma mais organizada e segura possível.

Dê preferência por ativos, que gerem rendas passivas, como fundos imobiliários e ações.

A palavra-chave aqui é diversificar, mas com parcimônia.

"Volatilidade para mim é vida quando ela é controlada. Diversifique sua carteira!"

Felipe Medeiros - Fundador da Mais Retorno

#12 Envolva sua família nas finanças

Para poupar e investir, é importante envolver todos da família no planejamento financeiro. Com todos envolvidos, é mais fácil a colaboração e a participação de todos para alcançar os objetivos.

"O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes".

Peter Drucker

Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a história de grandes empresários e investidores do mercado que tornaram-se bilionários e ocupam a lista completa da Forbes, aqui.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter