Open Nav

Viés de Projeção

O que é o Viés de Projeção?

Viés de projeção é o nome dado à tendência humana de projetar os seus sentimentos e emoções do presente no futuro, como se as mesmas condições subjetivas fossem se manter.

Como o seu próprio nome sugere, se trata de um viés cognitivo. Isso significa que nasce de uma falha em nosso raciocínio lógico, culminando assim em um julgamento equivocado da realidade que nos cerca e de nós mesmos.

Um bom exemplo de viés de projeção é a figura de um apostador de loteria. Ao se imaginar recebendo milhões de reais agora ele fica superfeliz - tanto que nenhum outro problema importaria mais, se tivesse tal quantia na sua conta bancária, nesse exato momento. E é essa felicidade degustada que faz com que ele aposte.

No entanto, se ganhar, ele deve perceber que (infelizmente) a felicidade da conta bancária gorda não fez com que os seus problemas desaparecessem. É um excelente fator, é verdade, mas por que a felicidade parecia tão maior quando imaginada - sendo essa sensação alegre que o motivou a tomar a decisão de apostar?

É tudo culpa do viés de projeção. Antes de se julgar imune a ele porque a loteria não te seduz, no entanto, perceba que o mesmo atinge praticamente todas as áreas da vida de uma pessoa.

Do trabalho aos relacionamentos, passando, é claro, pelas finanças, sempre que imaginamos o nosso futuro estamos vulneráveis ao seu efeito.


Qual é a relação entre o Viés de Projeção e a Lacuna de Empatia?

Se você já conferiu o nosso artigo sobre a lacuna de empatia, deve estar se perguntando qual é a diferença desses dois fenômenos psicológicos.

É verdade que, em um primeiro momento, eles pareçam idênticos, mas existem diferenças fundamentais que nos permitem distingui-los.

Isso porque, enquanto a lacuna de empatia narra a nossa incompetência para nos colocar no lugar do nosso eu futuro, o viés de projeção reproduz o nosso estado emocional presente nesse mesmo eu futuro.

Para ilustrar, imaginemos que o “alvo” dos seus vieses seja a academia.

Sob o efeito da lacuna de empatia, você está jogado sobre o sofá de casa, discutindo consigo mesmo para não se exercitar hoje. Ao pensar em ir para a academia, você se sente totalmente desmotivado e preguiçoso.

Barganhando, você então pensa: “Tudo bem faltar hoje. Amanhã eu vou!”.

Percebe como você realmente se convence que no dia seguinte estará mais motivado e bem disposto, mesmo que agora seja o retrato do desânimo? Essa é a lacuna de empatia!

Já no caso do viés de projeção, é como se víssemos uma imagem do nosso “corpo dos sonhos” e nos sentíssemos imediatamente inspirados a nos exercitarmos.

Acreditando que nos sentiremos igualmente inspirados amanhã, reservamos uma hora inteira para exercícios. Nem precisamos dizer que na maioria das vezes não cumprimos esse combinado, né?

O que podemos concluir, então, é que lacuna de empatia e viés de projeção são dois vieses distintos, mas que se retroalimentam, já que não é incomum que apareçam juntinhos para sabotar a sua vida fitness.

Como o Viés de Projeção interfere nas suas finanças?

As principais aplicações do viés de projeção nas finanças estão relacionadas a forma como consumimos - mais precisamente, sobre como nos sentiremos no uso do que consumimos.

Prova disso são as pesquisas que comprovam que potenciais compradores de imóveis, ao fazerem buscas no verão, tendem a supervalorizar as casas com itens como piscina e ar condicionado. Por quê? Porque como estão com calor, acreditam que passarão pela mesma sensação no futuro e que a mesma precisará ser aliviada, trazendo maior felicidade (sempre ela).

Não haveria qualquer problema nessa preferência, se a tendência não mudasse com a chegada do inverno. Ou seja, o mesmo sujeito que buscava por uma casa com piscina no verão está agora mais atraído por aquelas que contam com aquecedor, por exemplo.

Sabendo disso, corretores também se adaptam para ofertar imóveis mais alinhados com a atual condição climática.

O maior problema é que, em geral, os compradores tendem a não usar tais itens extras com tanta frequência e a tal felicidade projetada não se concretiza.

O mesmo processo é reconhecido em carros, alimentos, serviços e afins.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados