O que são Treasury Bonds?

Os Treasury Bonds (ou T-Bonds) são títulos de dívida pública dos Estados Unidos. Com vencimento superior a 10 anos, são emitidos pelo governo federal estadunidense e rendem juros periódicos até a data do seu vencimento.

Parte de uma categoria mais ampla de dívida soberana dos Estados Unidos, os Treasury Bonds (assim como outros títulos do Tesouro) são considerados, a grosso modo, como livres de risco. Isso acontece porque todos eles contam com o respaldo financeiro da própria economia nacional.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Como funcionam os Treasury Bonds?

Assim como acontece com outros títulos do governo estadunidense, os juros decorrentes dos Treasury Bonds são pagos semestralmente e a receita recebida é tributada somente em uma esfera federal. Uma das principais características desse título, como já vimos, é que ele é emitido pelo governo dos Estados Unidos com risco de inadimplência muito baixo.

A emissão dos Treasury Bonds acontece a cada mês por meio de leilões online realizados diretamente pelo Tesouro estadunidense. Tanto o preço de um título quanto o seu rendimento são definidos durante esses leilões e, depois disso, é possível negociá-los ativamente no mercado secundário. Para adquiri-lo, é preciso consultar uma corretora ou mesmo um banco.

Quais são as vantagens dos Treasury Bonds?

Uma das principais vantagens em investir em Treasury Bonds é a segurança. Os títulos do Tesouro, em específico os dos Estados Unidos, são considerados altamente seguros devido ao tamanho e estabilidade da economia estadunidense. Isso significa que a probabilidade de um investidor perder todo o seu dinheiro em um título desses é bastante remota.

Os Treasury Bonds também têm uma taxa de retorno garantida e isenção de impostos regionais ou estaduais. Com todas essas vantagens, esse tipo de título se torna uma das melhores opções para a aposentadoria. Somado a tudo o que já foi mencionado, os T-Bonds podem, ainda, ajudar na geração de um fluxo de receita constante por meio do pagamentos periódico de juros já citado.

Qual é a faixa de vencimento dos Treasury Bonds?

A faixa de vencimento dos Treasury Bonds pode variar, sendo que o mínimo são 10 anos e o máximo são 30 anos. Eles são emitidos em um valor mínimo de U$ 1 mil e, nos leilões, o valor máximo da compra é de U$ 5 milhões, caso o lance não seja competitivo. Caso seja, o lance pode ser de até 35% da oferta em questão.

A taxa que o licitante está disposto a aceitar precisa estar declarada em uma licitação competitiva. A sua aceitação, então, depende diretamente de como a oferta se compara à taxa definida no título. Quando uma oferta é não competitiva, o investidor tem garantias de recebimento dos T-Bonds, mas é preciso aceitar a taxa estabelecida. Caso contrário, o título continua a leilão.

Como funcionam os rendimentos dos Treasury Bonds?

Em um mercado de renda fixa, os rendimentos dos Treasury Bonds ajudam na formação da chamada curva de rendimentos — que inclui todos os investimentos dos Estados Unidos. Todos os diagramas rendem por vencimento e são frequentemente inclinados para cima, com vencimentos mais curtos que oferecem taxas mais baixas a curto prazo

No entanto, quando existe uma alta demanda para vencimentos mais longos, a curva de rendimentos pode se apresentar invertida. Isso significa que os vencimentos são mais longos e com taxas mais baixas que os vencimentos mais curtos.

É possível investir em Treasury Bonds no Brasil?

Assim como os outros treasuries estadunidenses, como os Treasury Bills e os Treasury Notes, para investir em Treasury Bonds é preciso abrir uma conta em uma corretora de investimentos nos Estados Unidos. Para ter acesso a eles, será preciso se registrar como estrangeiro/não residente.

Outra forma de investir nos T-Bonds seria por meio dos ETFs (Exchange-traded Funds). Qualquer uma dessas alternativas pode ser menos custosa para o investidor brasileiro, já que enviar dinheiro diretamente para o exterior pode ter um custo bastante elevado.

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Agente superavitário

O que são agentes superavitários? Agente superavitário é um termo comumente usado ao se explicar como o sistema financeiro basicamente funciona, com o dinheiro saindo das…

Veja outros termos