Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Dívida Pública

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:24/01/2019 às 13:30 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a Dívida Pública?

Todos os países, quando começam a emitir suas cédulas de dinheiro, teoricamente começam a emissão em cima da dívida pública.

Esse dinheiro emitido é emprestado, ou oferecido aos bancos, que por sua vez emprestam para as pessoas que vivem nesse país. Então, essas pessoas pagam a dívida junto ao banco com juros.

O banco por sua vez devolve o dinheiro ao país, e assim as coisas se movimentam. Tecnicamente o processo é mais complexo.

Como funciona a dívida pública?

Ao tentar financiar projetos, empresas e pessoas, o governo federal precisa tirar dinheiro de algum lugar. Quem financia boa parte desse investimento público é a dívida pública.

Então ao contrair a dívida, o governo pode emitir títulos públicos. Esses títulos são vendidos ao mercado. O dinheiro oriundo desses títulos é utilizado para financiar os custos e investimentos da máquina pública.

A dívida pública também serve como métrica para as mais diferentes análises, dentre elas podemos citar a relação PIB/Divida Pública.

Existe uma tendência natural dos países se endividarem mais. Uma dessas explicações recai sobre a difícil tarefa de conseguir arrecadar mais do que se gasta (superávit/déficit).

Quando um país se endivida mais, registrado déficit, é preciso atrair mais investidores para financiar a dívida pública. Países com superávit tem a possibilidade de depender menos desse tipo de investimento.

Para que serve a dívida pública?

A dívida pública serve para financiar as coisas do país. Quando me refiro a “coisas” estou falando desde a máquina pública (funcionários, políticos, médicos, professores, etc...) até grandes projetos de infraestrutura, políticas socioeducativas e demais assuntos e negócios que podem ser financiados.

Por mais que alguns países tenham um viés mais voltado ao liberalismo econômico, os governos dos países ainda exercem grande influência na vida das pessoas, sendo que tudo isso, só e possível através de investimentos. Investimentos que vêm da emissão de títulos públicos que estão ligados à dívida pública.

Tipos de dívida pública

Atualmente existem duas formas de contrair dívida pública. Uma é através da dívida externa e outra é a dívida interna.

A dívida externa geralmente é mais complexa, uma vez que ela pode ser cotada em outras divisas, como em dólar ou euro.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados