Open Nav

Rogério Xavier

Quem é Rogério Xavier?

Rogério Estevinha do Amaral Xavier, em conjunto com Bruno Pandolfi e Daniel Schneider, é um dos fundadores e gestores da SPX Capital, maior gestora de recursos independente brasileira.

Nasceu na cidade de São Paulo, em 1968, mas foi criado no Rio de Janeiro, onde deu início a sua carreira. Estudante de escola pública, Rogério sonhava em prestar vestibular para os cursos de engenharia química ou farmácia, porém, ao ler certa entrevista de um operador de moedas do Bankers Trust, soube exatamente no que gostaria de se dedicar em seu futuro: ao mercado financeiro.

Rogério conquistou seu primeiro emprego em 1985, no que lhe parecia ser o melhor local da época, o Banco de Investimentos Garantia. Assim que iniciou sua graduação em administração de empresas pela PUC-RJ, deixou seu currículo na porta do estabelecimento e um ano depois foi contratado para o cargo de liquidante. Devido à correria do serviço, precisou trancar o curso.

Alguns anos depois, em 1989, ingressou no BBM (antigo Banco da Bahia) atuando inicialmente como operador de mesa, e então pode retomar os estudos e concluir o ensino superior. Mais tarde, em 1991, casou-se e mudou-se para a cidade de São Paulo, onde deixaria o atual cargo de tesoureiro para se tornar um dos representantes do banco.

Rogério afirma que sua formação de pensamento, trading, cultura de organização, disposição, dedicação, meritocracia e perseverança vieram através destas experiências. Para ele, empresas como Garantia e BBM expressavam a preocupação no controle dos processos do início ao fim; da operação mais simples até a mais complexa, e principalmente, visavam  as dificuldades dos clientes e os conflitos de interesses.


Como Rogério Xavier ganhou notoriedade no mercado financeiro?

Quando saiu do BBM, no ano de 2010, Rogério fundou a SPX. O nome origina-se justamente da junção das iniciais de seus maiores investidores: Schneider, Pandolfi e Xavier. A ideia inicial era replicar aquilo que fazia dentro dos bancos, criando uma empresa de gestão com conceito diferenciado no mercado, visando não só o ganho de capital, mas também os riscos excessivos de custódia, por exemplo. Basicamente, ele apostou em ter uma estrutura de Back Office com área de pesquisa fundamentalista e bem estruturada.

Rogério sempre sonhou que seu negócio deveria ser grandioso e sempre foi compromissado com o sucesso. Hoje conta com escritórios nas cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro, e também na cidade estadunidense de Washington. Sua última expansão foi para Londres, capital da Inglaterra, onde reside atualmente. Ele acredita que, à medida que se colocar na comunidade financeira internacional, as informações, relacionamentos, investimentos e até recrutamentos irão levar o sucesso da SPX à escala global.

Fato curioso é que Rogério tem o hábito de comparar sua vida no mercado financeiro com o hobby pelos esportes. Já chegou a mencionar que gosta de contratar pessoas com experiência no esporte, por acreditar que lidam bem com a pressão, além de ser uma ferramenta importante de convívio, trabalho em equipe, prática constante, reflexão de estratégias e fonte de aprendizagem diária:

“O esporte é um exercício de estratégia, de perseverança, de atingir seus limites e buscar objetivos dentro de padrões de ética muito rígidos. Você não pode ultrapassar barreiras, deve derrotar o adversário dentro das regras. Pelo menos é assim que eu vejo. A pior coisa para mim é ganhar porque o outro, na reta de chegada, se machucou. Acho que, em uma corrida, eu seria incapaz de cruzar a linha de chegada nessas condições. Eu gosto da motivação de ganhar porque eu fui o melhor mesmo, dentro de um jogo limpo”.

Atualmente possui mais de R$30 bilhões em ativos sob sua coordenação.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados