Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Proventos

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/08/2019 às 17:40 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que são proventos?

"Proventos" é uma palavra amplamente utilizada no mundo empresarial e, mesmo que você não saiba seu significado, é bem provável que já tenha escutado ou lido antes. Você pode encontrá-la, por exemplo, na folha de pagamentos, no holerite, no recibo de férias, etc.

Por isso, geralmente essa palavra é associada a férias, horas extras, adicionais noturnos, etc.

Contudo, seu alcance é mais amplo. No mercado financeiro, o termo "proventos" representa os benefícios oferecidos aos acionistas de uma empresa.

Quais os tipos de proventos mais comuns no mercado financeiro?

 

Diferente dos tipos citados acima, que estão presentes na rotina dos funcionários de uma empresa, no mercado financeiro existem outros tipos de proventos. Cada um deles com características diferentes. Logo, todo investidor precisa conhecer.

Veja a seguir os 4 tipos mais comuns:

Dividendos

A distribuição desses proventos, geralmente, é anual. No entanto, existem organizações que pagam semestralmente, trimestralmente e até mensalmente. Vale a regra que estiver estipulada no Estatuto da empresa.

De maneira simplificada, os dividendos representam uma fração do lucro conquistado pela empresa da qual o investidor possui ações.

Os dividendos podem ser distribuídos de diversas formas, podendo ser em dinheiro, em ações e também em propriedade, o que é mais raro.

JSCP (Juros Sobre Capital Próprio)

Assim como no casos dos dividendos, essa categoria de provento é destinada aos acionistas de uma determinada empresa. Porém, embora os tipos de beneficiários sejam os mesmos, existem diferenças relevantes entre os dois.

Por exemplo, no caso do JSCP, o recolhimento do Imposto de Renda acontece na fonte, sob responsabilidade dos acionistas. Isso acontece porque, contabilmente falando, o JSCP é considerado uma despesa. Sendo assim, ele é deduzido do lucro da empresa, antes que o IR possa ser descontado.

Outro ponto é que a base de cálculo desse provento é o patrimônio líquido da empresa e, de acordo com as regras vigentes, ele pode ser limitado até 50% do lucro líquido do exercício ou 50% das reservas de lucro, dos dois o maior.

Por fim, mais um detalhe importante sobre o JSCP é que ele pode ser distribuído mesmo em momentos em que a empresa tiver prejuízos no ano corrente. Basta que ela tenha reservas de lucros acumuladas.

Direitos de subscrição

O grande objetivo de uma empresa é crescer e se desenvolver ao longo do tempo. Nessa categoria de provento, o benefício está na exclusividade de cessão dos direitos de subscrição. Assim, as pessoas que já são acionistas podem manter suas respectivas porcentagens e proporções de ações quando houver aumento de capital.

Bonificações e ações

Esse tipo de provento é uma espécie de recompensa para o acionista devido ao bom desempenho da organização em determinado intervalo de tempo.

Os benefícios costumam incluir o recebimento de dinheiro ou ações da companhia.

Como os investidores recebem os proventos?

Para realizar o pagamento dos proventos aos investidores, as empresas contam com um intermediário responsável pelo processo: a CBLC, ou Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

Por meio dela, os investidores recebem os valores estabelecidos diretamente em suas contas bancárias.

Uma informação importante para os investidores que estão à espera de recebimento de seus proventos é que existem dois termos que permitem a identificação (ou não) do pagamento, a "data com” e a "data ex”.

A "data com" representa o período de tempo em que o investidor pode receber os proventos de determinada ação. Já a "data ex" indica que o período de recebimento foi finalizado e que não é mais possível receber os benefícios.

 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados