Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Misallocation

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:26/11/2020 às 17:23 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é misallocation?

Misallocation vem do Inglês e significa má alocação de recursos ou ineficiência alocativa, especialmente nas economias. Esta problemática provoca diferenças entre as trajetórias de crescimento dos diversos países e também variações na produtividade e crescimento de uma mesma nação ao longo do tempo.

Na "má alocação", podem ocorrer alta produtividade, mas com pobreza, inflação ou, ainda, como o que ocorreu na Tailândia, em 2004, quando 11% dos empreendedores apresentavam menos de 3 anos de estudo, enquanto 14% dos que estavam fora do setor produtivo tinham entre 5 a 16 anos de educação.

Essa estatística não é capaz de, por si só, definir a capacidade dos indivíduos, é claro, mas ela pode sim ser um indício de misallocation.

Por que há misallocation no Brasil?

Estádios de futebol destinados à Copa de 2014, refinarias Premium I e II (no Maranhão e no Ceará, respectivamente), ferrovias e outras construções interrompidas e, mais pontualmente, um projeto de aquário público não concluído que custou R$ 130 milhões no Ceará… não é difícil encontrar exemplos da ineficiência alocativa brasileira.

Recentemente, o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo semestre de 2020 trouxe a misallocation e a falta de expansão do setor privado como pautas novamente pelo Ministério da Economia.

A própria Secretaria de Política Econômica apontou três causas principais da má alocação brasileira:

  • Regras estatais: regulações e normas podem ser obstáculos, isto é, custos excessivos para o aporte de mão de obra ou capital nas empresas;
  • Provisões discricionárias concedidas pelo governo: prover determinados negócios com subsídios e isenções de impostos de forma arbitrária e à livre escolha prejudica outros empreendimentos;
  • Imperfeições de mercado: monopólios, restrições de crédito a firmas pequenas, porém produtivas, também contribuem para a misallocation.

Já existem algumas soluções para combater essa ineficiência, como o aprimoramento da lei de recuperação judicial, privatizações e abertura econômica.

No entanto, conquistar esses resultados nem sempre resolve todo o problema. O economista Santiago Levy fez um levantamento no México e garantiu que estabilidade macroeconômica, abertura comercial, aumento de investimento e de escolaridade não garantem um bom dinamismo econômico.

O PIB do país, de 1996 a 2015, cresceu apenas 1,2% mesmo com todas essas vantagens — fruto da má alocação persistente, que estimula informalidade no mercado de trabalho e dificulta, assim, a geração de receita suficiente para ampliar a produtividade da nação. A informalidade, por exemplo, reflete na falta de economia de escala, de alcance, inovação tecnológica ou qualquer investimento na capacitação dos próprios colaboradores.

Como combater a misallocation pode ajudar nos investimentos?

Produto original e de qualidade, grande fluxo de caixa, competitividade… tudo isso pode ser inútil se os recursos de uma empresa não estão bem alocados e, no geral, os investidores percebem isso.

No contexto empresarial, a misallocation é de capital, quando o excesso de caixa gerado não é bem distribuído e impacta negativamente na lucratividade a longo prazo. Com frequência, a preocupação com o curto prazo é a maior motivação dessa misallocation.

No geral, a alocação de capital fica sob responsabilidade dos diretores — presidente, diretor financeiro e de operações. Porém, nem todos possuem esse conhecimento estratégico e passam a seguir apenas as orientações dos bancos, gestores financeiros e subordinados.

Os destinos mais recomendados para o excesso de caixa gerado são:

  • Aquisições de outras empresas;
  • Crescimento orgânico, como com a abertura de novas filiais;
  • Pagamento de dívidas que foram feitas para financiar seus próprios ativos;
  • Distribuição de dividendos, na proporção de 25% do lucro líquido, no mínimo, aos acionistas.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados