Última modificação em 28 de outubro de 2020

O que são melhores esforços?

O termo "melhores esforços" é muito comum de ser aplicado em um processo de oferta pública no mercado financeiro — algo muito comum tanto para ações, como para debêntures.

Para a realização deste processo, geralmente, há um intermediário financeiro responsável por funções como organização do processo, precificação dos ativos e a relação com investidores. 

Normalmente, esse intermediário é um banco de investimentos, uma sociedade distribuidora ou uma sociedade corretora. A esse agente intermediário dá-se o nome de underwriting.

Tudo isso para que você entenda a participação de um terceiro entre a emissão dos papéis de uma companhia e o investidor final. E, entre o underwriter  e a empresa emissora, será necessário celebrar um contrato, onde estarão especificadas as devidas responsabilidades, além das garantias oferecidas.

Quais os tipos de garantias de uma oferta pública?

Portanto, agora que você entender o cenário de uma oferta pública, podemos focar no que é oferecido como garantia à companhia emissora dos papéis por parte da empresa intermediadora (underwriter).

De um modo geral, existem três formatos de garantias mais comuns no mercado. São elas:

Portanto, quando você escutar falar sobre os melhores esforços no mercado financeiro, já sabe que se trata do cenário de uma oferta pública em que o risco é maior para a companhia emissora do que para o agente financeiro intermediário.

Qual é o melhor tipo de garantia em uma oferta pública?

Como você viu, as garantias de uma oferta pública têm como principal objetivo definir o nível de risco na emissão de novos papéis por parte de uma companhia. De acordo com o cenário, afinal, as condições oferecidas podem variar.

Isso acontece justamente porque, naturalmente, cada tipo de oferta pública possui seus próprios riscos e desafios. É normal, portanto, que as empresas que atuam como intermediárias nesse processo queiram equilibrar o que oferecem às companhias emissoras.

É também esperado que as empresas tenham certa preferência pela garantia firme na medida em que ela praticamente anula o risco, deixando-o a cargo do underwriter. No entanto, esse formato é utilizado apenas na primeira emissão de ações por parte de uma empresa.

Vale a pena realizar uma oferta pública com melhores esforços?

A oferta pública com garantia de melhores esforços é o modelo mais confortável para o agente intermediário dos papéis. E, em alguns casos, é a única opção para uma companhia na medida em que o underwriter não permite outro formato para dividir os riscos. Por isso, acaba sendo algo bem comum no mercado financeiro.

Neste sentido, tudo vai depender diretamente o perfil da empresa e da expectativa quanto ao processo de oferta pública. Aqui, a definição do formato de garantia irá levar em consideração diversos fatores como credibilidade da empresa frente ao mercado ou a perspectiva econômica do segmento, por exemplo.

Termo do dia

Risco Sistemático

O que é Risco Sistemático Risco Sistemático, ou risco de mercado, é o risco ao qual não apenas um ou outro ativo, mas todo o sistema…