Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Underwriting

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/02/2019 às 18:28 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é underwriting?

O underwriting é o termo em Inglês utilizado para designar o processo no qual uma companhia, visando o levantamento de capital através da subscrição pública, contrata uma intermediária financeira para disponibilizar as suas ações no mercado.

As instituições que realizam essa função têm por responsabilidade ligar a companhia ao acionista (potencial ou real), agindo em seu nome.

Como um processo destinado ao mercado primário, o underwriting pode ser feito de até 3 formas diferentes - todas regulamentadas pelo Banco Central.

Como o underwriting funciona?

O underwriting, também conhecido como subscrição, é um processo de intermédio da captação de recursos.

As empresas, interessadas em levantar capital no mercado, lançam novas ações e as oferecem aos seus atuais acionistas, que possuem preferência de compra.

É um procedimento complexo, que exige organização e conhecimento específico acerca da negociação e da concretização da venda.

Por esse motivo, surgiram as underwriters, instituições especializadas no underwriting.

O que é uma underwriter?

As underwriters realizam todos os processos de lançamento e distribuição das ações no mercado primário, atuando como verdadeiros intermediários entre emissores e compradores.

Desde que devidamente autorizados pelo Banco Central, bancos de investimento, sociedades distribuidoras e sociedades corretoras de ações e títulos mobiliários podem atuar como underwriters.

A atividade é executada por uma única instituição ou por um conjunto, que aja em consórcio e liderada por uma delas.

Inclusive, de acordo com o seu método de atuação das underwriters na subscrição é que surgem as categorias de underwriting.

Quais são os tipos de underwriting que existem?

Ao todo, o processo de underwriting se divide em 3 categorias: firme, stand-by e de melhores esforços.

Underwriting firme

Também chamado de underwriting straight.

Nesse caso, a underwriter se compromete a subscrever todos os títulos antes de repassá-las aos acionistas, atuando como revendedor e assumindo os riscos da operação.

Underwriting stand-by

No underwriting stand-by, a única responsabilidade da underwriter é negociar os títulos durante um determinado período.

Findo o prazo, a instituição pode optar por ela mesma subscrevê-las ou, então, devolvê-las à empresa.

Underwriting melhor-esforço

A responsabilidade que a underwriter assume é fazer o melhor esforço possível para encontrar interessados nos títulos, na busca por transmiti-los.

Vide que o compromisso firmado é de se esforçar para tal fim e não de subscrever todos os papéis.

Quais são os fatores de sucesso de uma underwriting?

A razão das underwriters aceitarem níveis de risco diferentes em cada processo é que nem sempre a recepção dos investidores ao papel daquela empresa é positiva.

A expectativa de crescimento do setor, a credibilidade da organização e o tipo de título comercializado também afetam o sucesso da underwriter na subscrição.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre