Underwriter
O que é Underwriter
Underwriter é um termo ligado ao mercado financeiro que pode ter dois sentidos.
O primeiro sentido é: a instituição financeira responsável por realizar operações de underwriting, isto é, de oferta pública de ativos no mercado primário, como as operações de IPO (Initial Public Offering) de ações.
O segundo sentido é: a parte que avalia e assume o risco de outra parte, em troca de um pagamento, na forma de comissão, prêmio, juros ou outro. O underwriter, nesse sentido, é uma figura importante nas atividades ligadas a hipotecas e seguros, por exemplo.
Underwriter e operações de underwriting
A underwriter em uma operação de underwriting é uma especialista financeira que atua junto com a emissora do ativo para determinar o preço.
Além disso, ela serve como um intermediário entre a emissora dos ativos e os compradores, os investidores. Frequentemente, envolve-se diretamente na compra e venda dos títulos.
Ela deve ser autorizada pelo Banco Central para atuar. Os bancos de investimento, as sociedades distribuidoras e as corretoras de ações e títulos mobiliários podem desempenhar o papel de underwriter.
Em alguns casos, várias instituições atuam em uma operação de underwriting, com uma delas liderando o consórcio.
Métodos de atuação da underwriter
Existem três diferentes métodos de atuação que uma underwriter pode adotar, o que afeta também o processo de underwriting.
No primeiro método, a underwriter deve subscrever todos os títulos primeiro para, depois, repassá-los aos compradores. Ela assume o papel de um revendedor. Nesse caso, todos os riscos da operação ficam nas mãos da underwriter. Esse processo de underwriting é chamado de straight, ou firme.
No segundo método, a underwriter apenas se compromete a negociar os títulos com os compradores durante um período. Quando esse período acaba, ela pode subscrever os títulos que restaram ou devolvê-los ao emissor. Nesse caso, a underwriter assume um nível reduzido de risco. Esse processo de underwriting é chamado de stand-by.
Finalmente, no terceiro método, a underwriter se compromete a empregar todos os esforços para encontrar compradores que subscrevam os títulos. Essa é uma responsabilidade de meio, e não de resultado; ou seja, a underwriter não pode ser responsabilizada se não conseguir realizar a subscrição dos papéis. Esse processo de underwriting é chamado de best-efforts, ou melhor-esforço.
Para decidir qual método vai adotar e qual nível de risco e responsabilidade está disposta a aceitar, a underwriter avalia questões que afetam a atratividade do ativo para os investidores. Entre essas questões, podemos citar a credibilidade da emissora e a perspectiva de crescimento do setor em que ela atua.
Underwriter e empréstimo hipotecário
A underwriter pode atuar em empréstimos hipotecários. Nesse caso, seu papel é garantir que o indivíduo solicitando o empréstimo tem o perfil adequado, levando em conta critérios como sua renda, seu histórico de crédito, seu nível de endividamento e o valor que ele tem guardado. Então, a underwriter aprova ou nega o empréstimo.
Outra atividade desempenhada pela underwriter é verificar a avaliação da propriedade. Ela faz isso para ter certeza de que o valor declarado é preciso e compatível com o montante do empréstimo solicitado.
Quando uma underwriter nega um empréstimo hipotecário, o solicitante pode "apelar". Porém, para reverter a decisão, é preciso haver muitas evidências de que aconteceu um erro na avaliação.
Underwriter e seguros
A underwriter que atua com seguros tem um papel bem parecido com aquele que atua nos empréstimos hipotecários: revisa solicitações, aprovando ou rejeitando com base em uma análise de risco.
Além disso, a underwriter também determina a cobertura que será oferecida para cada novo segurado e revisa o perfil de clientes ativos para determinar qual cobertura continuará sendo oferecida a eles.