Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Leilão de Abertura

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/09/2020 às 19:35 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o Leilão de Abertura?

Normalmente, as ações das empresas são negociadas em horário estabelecido pela Bolsa de Valores do Brasil, a B3. No entanto, em alguns casos, essas negociações podem ocorrer em condições mais específicas, como é o caso do Leilão de Abertura.

Um leilão de ações acontece quando a volatilidade  de um papel  se apresenta de maneira mais forte do que o esperado, sendo um mecanismo de estabilização de preços.

Apesar de ser muito similar ao circuit breaker, momento em que toda Bolsa de Valores deixa de funcionar para que os investidores acalmem os ânimos, existem diferenças sensíveis. Uma delas é que aqui você pode continuar negociando os papéis, apenas não terá a correspondência no momento do leilão. Você entenderá mais sobre isso ao longo do texto.

Como funciona o Leilão de Abertura?

Como o próprio nome sugere, o Leilão de Abertura ocorre durante quinze minutos antes da abertura da Bolsa de Valores ao mercado — algo que, no Brasil, acontece em dias úteis a partir da 10h. Quando há horário de verão vigente, o início é modificado para acompanhar os Estados Unidos, grande referência no mercado financeiro.

Assim, conforme adiantamos, os investidores podem negociar as ações das companhias nesse período anterior ao funcionamento oficial da Bolsa de Valores. Durante esses quinze minutos do Leilão de Abertura, a Bolsa de Valores aceita ofertas de compra e venda, mas não realiza o negócio.

Ou seja, durante o Leilão de Abertura você pode perfeitamente propor preços para compra e venda dos papéis. No entanto, a negociação em si só será de fato concretizada após a abertura oficial do mercado.

Ainda sobre isso, é importante reforçar que lançar uma oferta não há garantia de que ela seja correspondida. Como sempre, será necessário ter outro investidor na posição contrária da sua para que o negócio aconteça.

Ou seja, se você registrar uma compra de uma ação por R$15,00, mas não houver ninguém vendendo o mesmo ativo por esse preço, a negociação não será concretizada, ficando em aberto durante o pregão.

Qual é o objetivo do Leilão de Abertura?

O Leilão de Abertura exerce uma função importante no sentido de dar estabilidade ao mercado financeiro, em especial à Bolsa de Valores que, afinal, é o ambiente onde as ações são negociadas.

Além de eventuais oscilações causadas pela volatilidade, precisamos lembrar que a Bolsa de Valores não fica aberta no modelo de 24 horas todos os dias. Há um horário predefinido tanto para sua abertura, quanto para o seu fechamento. E, neste meio tempo, as expectativas dos investidores podem mudar.

Imagine, por exemplo, que as ações de uma companhia fecham na sexta-feira a um preço de R$50. No entanto, na noite dessa mesma sexta-feira, sai alguma notícia importante sobre a empresa. É natural que, até a segunda-feira, quando o mercado voltará a estar aberto, as intenções de compra e venda se alterem.

Assim, o Leilão de Abertura também possui como finalidade um alinhamento de expectativas do mercado, gerando assim um novo preço médio que será utilizado na abertura oficial do pregão.

Quem pode participar do Leilão de Abertura?

Embora possa soar com um nome específico, não existem grandes restrições da Bolsa de Valores para os participantes de um Leilão de Abertura. Esse é um evento, afinal, destinado a ser um "termômetro" do mercado e, portanto, nem faria muito sentido criar muitas barreiras.

No entanto, caso você opte por realizar uma oferta nesse período pré-abertura, não se esqueça de que uma regra importante é a impossibilidade de cancelar a sua oferta de maneira antecipada. Assim, esteja ciente dos riscos  e faça sua operação com muita atenção.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados