Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Circuit Breaker

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:28/01/2019 às 20:31 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Circuit Breaker?

Quando um índice apresenta uma desvalorização elevada, acima de 10% em um único dia, o ocorre no mercado o chamado Circuit Breaker.

O Circuit Breaker é um termo importado da área elétrica para o mundo dos investimentos. Circuitos eletrônicos possuem um sistema denominado de Circuit Breaker.

Esse tal Circuit Breaker serve para proteger um sistema elétrico de eventuais “quebras” no circuito. Esses problemas podem ocorrer através de descargas elétricas e afins.

A mesma coisa acontece na bolsa de valores. O Ibovespa já foi salvo mais de uma vez por Circuit Breaker!

Na tentativa de frear o impulso de venda do mercado e, ao mesmo tempo, dar tempo aos investidores para tentar compreender o que estava ocorrendo, o Circuit Breaker foi colocado em prática.

Querendo ou não, o Circuit Breaker da bolsa de valores tem o mesmo princípio do utilizado na área eletrônica, ou seja, o sentido de proteger a todos os interessados.

Como funciona Circuit-Break

Em 2017, a bolsa de valores sofreu bastante com algumas notícias referentes às operações anticorrupção. Sendo que algumas empresas acabaram registrando grandes perdas.

Tal desvalorização acabou afetando o índice como um todo, sendo que o Circuit Breaker foi colocado em ação.

Em um momento assim, a própria bolsa de valores faz uma análise da situação e determina a quantidade de tempo que será necessário ficar “fora do ar”.

Por exemplo: Se houver uma queda similar ou superior aos 10% do Ibovespa (em comparação com o nível do último pregão) a bolsa pode ser suspensa por até 30 minutos.

Se a desvalorização persistir, alcançando níveis superiores aos 15%, então a bolsa pode ficar suspensa em até 1 hora.

Se mesmo assim a desvalorização continuar, então a própria bolsa de valores vai definir até quando suas operações ficarão suspensas.

Tudo isso serve para dar mais segurança e transparências às negociações na bolsa de valores.

Para que serve o Circuit Breaker

O mercado muitas vezes pode ser demasiadamente volátil. Por se tratar de algo que não podemos controlar e que pode ser facilmente influenciado, a bolsa de valores precisa contar com sistema que possam frear movimentos de venda.

O Circuit-Break serve para isso!

Se existe uma movimentação muito alta de alguns ativos, desvalorizando os mesmos e derrubando o índice como um todo, então é preciso parar o pregão e analisar o que está ocorrendo.

Muitos investidores antes de começarem a analisar suas ações vão procurar o índice para determinar se a bolsa está em alta ou não.

Ao se deparar com uma situação de “queda livre” os investidores podem acabar entrando em “pânico” e, consequentemente, podem acabar alimentando ainda mais a movimentação de venda.

Ou seja, o próprio índice pode alimentar o impulso por venda. Querendo ou não, o Circuit Breaker pode salvar investidores de cometerem um grave erro.

Porque Circuit Breaker

Como já foi destacando nos parágrafos anteriores, o Circuit Breaker serve para evitar a venda excessiva de ativos referentes a uma determinada bolsa.

Notícias podem influenciar muito na movimentação de investidores com relação a uma empresa ou um ativo em específico.

Dependendo da participação desse ativo no índice, a queda da ação pode influenciar muito no desempenho do índice como um todo.

Então, ao identificar que existe alguma anomalia no sistema, o Circuit Breaker é acionado interrompendo o ciclo de desespero.

Desse modo todos os negócios são suspensos e os participantes do mercado podem averiguar o que está acontecendo.

O encerramento de operações na bolsa pode até parecer algo “ruim” como uma intervenção forçada nas negociações. No entanto, sem essa intromissão muitos investidores podem acabar vendendo suas posições sem pensar direito, apenas porque o índice está tendo um desempenho ruim em um dia.

Mesmo que o índice esteja apresentando uma queda de 10% durante um dia, ainda assim não é motivo para um investidor vender seus ativos sem antes pensar friamente.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados