Open Nav

Ilusão de Superioridade

O que é a ilusão da superioridade?

Ilusão da Superioridade (ou ainda Illusory Superiority, de acordo com o termo original em Inglês) é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo.

Por definição, a Ilusão da Superioridade narra a tendência mental que todos nós possuímos, como seres humanos, de julgarmos as nossas habilidades e conhecimentos como superiores, quando comparadas às de outras pessoas. 

A Ilusão da Superioridade é o que te faz acreditar que os motoristas da sua cidade são mesmo péssimos e mal-educados... Exceto você é claro. Ou que não vale a pena delegar o seu trabalho, afinal de contas ninguém o faria melhor do que você. Sem falar na insistência de que você tem o melhor gosto musical do mundo e algumas pessoas ao seu redor é que gostam de umas músicas para lá de esquisitas (para não falar "ruins").

Mesmo que pareça coisa de "gente arrogante", é hora de assumir que você se considera sim melhor do que os outros em um punhado de coisas. E não estamos falando do Pelé analisando outros jogadores, nem de você, um possível mestre das corridas de rua, analisando os novatos. 

Nós estamos falando de situações cotidianas, do dia a dia mesmo. Até porque, como não existe um certificado para lavador de louça profissional ou indicador oficial das verdadeiras melhores séries do Netflix para o amigo, o único parâmetro de qualidade que se tem é a sua própria opinião. É claro que os outros podem dar pitaco, mas graças ao viés de confirmação, eles não serão lá muito capazes de te fazer mudar de ideia.

Assim, você continuará jurando de pé junto que dirige muito bem, faz o seu trabalho perfeitamente e conhece as melhores bandas do mundo. O problema, ou melhor, o inferno (como já diria Sartre) são os outros.

Por que a Ilusão da Superioridade é considerada um viés cognitivo?

Simplesmente porque isso (nem sempre) é verdade.

Sentimos em ter que te contar isso, mas é bem provável que dirija tão mal quanto a maioria. Sem falar nos outros argumentos da sua superioridade. 

Bom, os vieses são caracterizados sobretudo pelos paralogismos: mentiras que parecem verdade, justamente pela sua forte aparência lógica. Em outras palavras, elas parecem fazer todo o sentido do mundo e justamente por isso "compramos a ideia".

No caso da direção, temos os dois lados da moeda: a forma como o outro dirige e como você dirige. É possível que você só encontre um motorista uma vez na vida (ou pelo menos, que só preste atenção nele uma vez). Se nessa única vez ele comete um erro, é a partir dessa informação solitária que você vai julgá-lo (seguindo o princípio do Viés do Ator-Observador, aliás, você deve atribuir o erro ao caráter "barbeiro" dele). 

Por sua vez, você está ao seu lado todo o tempo. Logo, mesmo que cometa um erro, tem um arsenal de acertos para te confortar e confirmar que ainda assim você é um excelente motorista.

Assim, na sua cabeça, faz sentido se ver como melhor do que os outros nessa habilidade específica - e em muitas outras! Contudo, o tal motorista ruim que você encontrou também tem um arsenal de acertos na própria cabeça e deve pensar exatamente como você... Que ele é o melhor do mundo!

Quer saber mais sobre a Ilusão da Superioridade?

Outro nome (mais complicado!) da Ilusão da Superioridade é Efeito Wobegon. Os dois são termos válidos!

Aqui no Mais Retorno, temos um artigo completo sobre o Efeito Wobegon, onde damos ainda mais detalhes acerca desse fenômeno psicológico. Se a Ilusão da Superioridade te encantou, é lá que você pode entender mais do seu funcionamento, além de entender em detalhes como ele afeta a sua vida financeira. Confira!

Descomplicando a Bolsa de Valores

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados