Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IGP – Índice Geral de Preços

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/02/2020 às 22:34 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o IGP - Índice Geral de Preços?

Índice Geral de Preços, mais conhecido pela sigla IGP, é o nome dado a um tipo específico de índice de preços elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia (o IBRE). Além dele, existem ainda outros importantes índices levantados pela mesma organização, como é o caso do IPC, do IPA e do INCC... Todos sendo usados para medir a inflação em diferentes setores e categorias.

Mas você sabe exatamente o que é um índice de preços? Quais são os seus objetos de estudo? Quais são as consequências de suas medições para a sua vida financeira e para a sociedade geral? Não? Pois bem, antes de nos debruçarmos sobre o IGP, é importante esclarecer cada um desses pontos. Afinal de contas, uma vez ciente das respostas, fica MUITO mais fácil entender o IGP e o seu impacto. Vamos lá!

O que é um índice de preços? Qual é o objeto de estudo do IGP?

Por definição, um índice de preço se dedica a mensurar o comportamento dos preços em determinado setor ou categoria. Como as cotações são tidas como o espelho mais preciso da balança da oferta e da demanda, expressando em sua evolução quando há queda ou aumento em um dos lados e como isso se relaciona com todas as outras atividades econômicas, os indicadores baseados nos preços são ferramentas fundamentais quando se trata de entender a circulação da riqueza em uma localidade. 

No entanto, dizer que os índices de preços medem a inflação é uma generalização. Isso porque em contextos de deflação, ou mesmo desinflação , os índices não desaparecem: eles continuam medindo o comportamento dos preços nesses casos, que ao invés de evoluir, retrocede.

Além dos índices considerados bens públicos, que o IBRE divulga livremente, o instituto ainda presta serviços contratados. Isso quer dizer que organizações podem solicitar índices específicos, que tenham como foco objetos de estudo mais variados - depende muito da sua necessidade.

No caso do IGP, que se enquadra ainda no primeiro tipo (bem público), o objeto de estudo são todos os bens que circulam na economia: de bens de produção a bens de capital e bens de consumo. 

Caso você não esteja familiarizado com essas definições de bens, saiba que é bem fácil de entender:

  • Os bens de produção são aqueles usados pelas empresas para produzir outros produtos;
  • Os bens de capital não são transformados nem inseridos, mas auxiliam na produção desses novos produtos, como no caso das máquinas usadas nas fábricas;
  • Os bens de consumo são aqueles destinados já ao consumidor final.

Como funciona o IGP - Índice Geral de Preços?

O IGP é composto de uma maneira diferente, quando comparado a outros índices de preço. Isso porque é a partir justamente dos resultados desses outros índices que ele é auferido.

O IGP resulta da média aritmética ponderada de três outros índices de preços, sendo que cada um possui um peso diferente no resultado final:

  • 60% para o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA);
  • 30% para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC);
  • 10% para o Índice Nacional de Custos de Construção (INCC).

Daqui, surgem três tipos diferentes de IGP. O IGP-M (sigla para Índice Geral de Preços - Mercado), comumente usado como referência para a correção nos valores referentes a contratos de aluguel de imóveis. Já o IGP-DI (sigla para Índice Geral de Preços - Disponibilidade Imediata) e o IGP-10 são usados de forma mais generalizadas, servindo a todo tipo de contrato.

Por fim, o que diferencia mesmo uma modalidade de IGP da outra é apenas o período do mês em que os dados foram coletados. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados