Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

IBRE – Instituto Brasileiro de Economia

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/02/2020 às 17:55 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o IBRE - Instituto Brasileiro de Economia?

Instituto Brasileiro de Economia é o nome dado a uma instituição de pesquisa econômica ligada à Fundação Getúlio Vargas (a FGV), responsável por produzir alguns dos mais importantes indicadores econômicos do Brasil. 

Fundado ainda na década de 1950, o IBRE é considerado referência na produção estatística, sendo que um dos seus "braços" é o oferecimento de consultorias para entidades públicas e privadas. Nesse caso, a sua responsabilidade gira em torno de conduzir pesquisas específicas, culminando em relatórios setoriais e projeções econômicas, assim como de produzir indicadores sob encomenda. Além disso, a organização conta ainda com um banco de dados próprios, que é ofertado através de contratos de uso.

Contudo, apesar de estar ligada a uma organização privada, o IBRE divulga ainda alguns relatórios próprios, que são distribuídos gratuitamente como um bem público. Além disso, a mesma é responsável ainda pela elaboração de algumas das mais importantes publicações sobre a economia brasileira: a revista Conjuntura Econômica e o boletim Macro IBRE, sem falar nos seus demais livros, estudos e pesquisas.

Quais são os principais indicadores levantados pelo IBRE - Instituto Brasileiro de Economia?

IGP, IPA, IPC... Provavelmente você já ouviu falar sobre algum deles, mesmo que seja em uma daquelas reportagens de telejornal que te deixaram confuso sobre o significado de tantas siglas. 

A verdade é que todos eles (e mais um tanto) são índices de preço cujo levantamento é realizado pelo IBRE. Além deles, existem ainda os chamados Índices de Confiança e os Indicadores de Ciclo Econômico. 

E é justamente para nos aprofundarmos nesse primeiro grupo, tão importante para a sua vida financeira e que impacta diretamente a forma como você produz e consome, é criamos este tópico. Vamos lá?

Índices de Preço

Como o próprio nome indica, os índices de preço têm como objetivo fornecer uma visão sobre o comportamento dos preços dentro da economia brasileira, de forma generalizada ou em setores específicos. 

Os principais índices de preço atualmente são:

  • IGP: Sigla para Índices Gerais de Preços, o IGP foca em abranger os mais distintos setores produtivos do Brasil, de modo a culminar em uma visão mais abrangente e se posicionar como um eficiente indicador da atividade econômica no país. É composto como a média aritmética de 3 outros índices de preço: o IPA, o IPC e o INCC, dos quais falaremos mais adiante;
  • IPA: Sigla para Índice de Preços ao Produtor Amplo, o IPA foca nas transações comerciais realizadas entre as empresas, sendo o mais importante indicador de preços de venda a nível de produtor. Isso porque a sua base é toda formada por produtos que ainda são utilizados apenas como bens de produção ou bens de capital, antes de culminar nos bens de consumo que conhecemos;
  • IPC: Sigla para Índice de Preços ao Consumidor, o IPC foca justamente nos bens de consumo - em especial naqueles consumidos por famílias com renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais. Para compô-lo, são levantados os preços em 8 categorias básicas: Alimentação, Comunicação, Educação, Habitação, Leitura e Recreação, Saúde e Cuidados Pessoais, Transportes, Vestuário e outras Despesas Diversas.
  • INCC: Sigla para Índice Nacional de Custo da Construção, o INCC foca em aferir os custos para construções habitacionais, englobando o preço de demandas materiais e imateriais, como mão-de-obra, em todo o país.
Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados