O que é o Fenômeno Baarden-Meinhoff?

Fenômeno Baarden-Meinhoff é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo. Chamado em Inglês de Baarden-Meinhoff Phenomenon (como é internacionalmente conhecido), ele narra a tendência mental que todos nós possuímos, como seres humanos, de nos enganarmos quanto a frequência com que um determinado evento acontece.

Um bom exemplo prático é se interessar pela compra de um determinado carro. Você se apaixonou por aquele modelo, mas como não tem dinheiro suficiente para comprá-lo, tenta se convencer a não fazer nenhuma loucura financeira para adquiri-lo - como contrair uma dívida, por exemplo.

Justo nesse momento de auto persuasão, parece que em toda rua pela qual você passa um carro daquele está presente. Na ida ao trabalho, no passeio no parque da cidade ou mesmo no estacionamento do supermercado onde você realiza as suas compras da semana: onde você vai, lá está o bendito.

A sua explicação? As vendas devem ter sido um sucesso recentemente e de repente ele se tornou o carro mais vendido do mundo, só pode.

A explicação real? As vendas até vão bem, mas não acima da média. Assim, o fato de você sempre perceber aquele modelo está mais ligado à sua percepção (seletiva!) do que ao número de veículos transitando pelas ruas. Sim, o verdadeiro culpado da tal "perseguição" é o seu próprio cérebro.

Por que o Fenômeno Baarden-Meinhoff é considerado um viés cognitivo?

Primeiramente, é essencial esclarecer o que é um viés cognitivo.

Os vieses representam um conjunto de falhas mentais cometidas durante o processamento de informações. Durante todo o dia, você recebe estímulos externos através dos seus sentidos - tudo o que você vê, ouve, sente, cheira e por aí vai. A partir disso, o seu cérebro tira conclusões sobre o mundo à volta ("olha, uma nuvem cinza. Vai chover!") e reage ("é melhor colocar o meu guarda-chuva na bolsa").

O problema é que, às vezes, esse processo falha e ele acaba por tirar conclusões equivocadas. Pior, ele se torna incapaz de notar os erros em suas deduções, porque elas têm uma forte aparência lógica - isto é, elas parecem verdade, mas não são (ao que se dá o nome de paralogismo).

No caso do Fenômeno Baarden-Meinhoff é essa configuração de viés cognitivo que te faz acreditar que o número de carros vendidos de determinado modelo aumentou, apenas porque você o vê o tempo todo por aí. Ao invés de questionar a sua percepção do trânsito, você acaba por aceitar essa conclusão apenas porque ela parece lógica.

Mas lembre-se: não é. 

Infelizmente, como não estamos cientes disso, usamos essas percepções como base para tomar uma série de decisões. Ao confiarmos demais no nosso próprio julgamento, abrimos mão de buscar por fontes ainda mais confiáveis - como o ranking de vendas de uma revista especializada, por exemplo.

Quer saber mais sobre o Fenômeno Baarden-Meinhoff? 

Aqui no Mais Retorno, nós temos um artigo completo sobre o Efeito Frequência

Mas por que isso importa para você? Porque Efeito Frequência é apenas outro nome dado ao Fenômeno Baarden-Meinhoff (e felizmente muito mais fácil de ser pronunciado, concorda?). 

Ambos são igualmente difundidos, por isso é essencial que você reconheça os dois e saiba que se tratam do mesmo tipo de fenômeno psicológico.

E se você tem o interesse de se aprofundar um pouco mais no Fenômeno Baarden-Meinhoff, recomendamos fortemente que você leia esse outro artigo. Lá, damos maiores detalhes sobre o seu funcionamento, selecionamos novos exemplos de como se aplica no seu cotidiano e, claro, dedicamos um tópico inteiro a explicar como ele interfere na sua vida financeira. Confira!

Descomplicando a Bolsa de Valores

Termo do dia

Disclaimer

O que é o disclaimer? Disclaimer, ressalva, aviso legal ou termo de responsabilidade são quatro termos comumente usados sob o ponto de vista jurídica para designar…