Open Nav Logo Mais Retorno

Efeito Wobegon

Efeito Wobegon?

Efeito do Lago Wobegon pode até ser um nome para lá de estranho, mas ele narra um fenômeno para lá de conhecido: se considerar acima da média - mesmo que, na prática, sejamos medianos (ou ainda piores do que os outros) quando se trata da habilidade em questão.

Mais inteligente do que os demais. Mais honestos do que os demais. Mais educados do que os demais. Essa percepção afeta profissionais, alunos e, claro, investidores e consumidores.

Se você já leu o nosso artigo sobre o viés do ponto cego, sabe que não é incomum a distorção entre a forma que vemos as outras pessoas e a forma que vemos nós mesmos. Se você não leu, nós explicamos: o viés do ponto cego narra a nossa dificuldade em identificar a influência dos vieses cognitivos (como o próprio Efeito do Lago Wobegon) sobre as nossas vidas.

Isto é, nos julgamos mais imunes à sua influência do que quando refletimos sobre como influenciam os nossos familiares, amigos, colegas de trabalho…

O Efeito do Lago Wobegon leva isso a outra nível, não apenas tratando de quão sensível você é quando se trata de erros lógicos, mas distorcendo principalmente a sua autoimagem quando se trata das suas habilidades.

Para se ter uma ideia, a grande maioria dos motoristas brasileiros se considera melhor do que a média. Contudo, se todos fossem mesmo tão bons, esse elevado padrão de qualidade seria a nova média, concorda? Como não é o que acontece na prática, percebemos que alguns (para não dizer quase todos) superestimam a sua capacidade ao volante.

Se o Efeito do Lago Wobegon se resumisse, contudo, ao trânsito, talvez ainda saíssemos no lucro. A verdade é que ele nos afeta em todas as áreas da vida, do trabalho aos relacionamentos, pesando nos nossos processos de decisão e consequentemente em nossos comportamentos.


O que é um viés cognitivo?

Viés cognitivo é o nome dado a um tipo de erro de processamento de informações que acontece no cérebro humano, que nos leva a interpretar e reagir equivocadamente à realidade que nos cerca.

Existem diversos tipos de vieses: viés de confirmação, heurística do afeto, negligência da probabilidade, efeito de ambiguidade… A lista é extensa e adoramos falar sobre isso por aqui, então você já pode conferir os artigos completos de cada um.

O mais importante é se atentar a dois pontos.

O primeiro é que nem todo viés carrega o termo em seu nome (como você pode notar no parágrafo anterior).

O segundo é que é um processo praticamente inconsciente e emocional: não são apenas as pessoas "metidas" ou "arrogantes" que sofrem pelo Efeito do Lago Wobegon. Na verdade, temos ótimos argumentos para nos considerarmos melhores em algo, mesmo que não usemos dados ou pesquisas científicas como evidências para nossas crenças.

Como o Efeito Wobegon afeta as suas finanças?

A ameaça oferecida pelo Efeito do Lago Wobegon é muito similar àquela proveniente de outros vieses, como o viés do ator-observador e o efeito Dunning-Kruger.

Isso porque, em todos os casos, ele faz com que superestimemos o quanto sabemos sobre o mercado financeiro ou nos abstenhamos da responsabilidade do nosso fracasso.

"Afinal, se eu sou mais inteligente do que a média dos investidores, quando eu erro não é culpa minha, mas de uma crise, por exemplo. Ou ainda, eu posso pular etapas do planejamento e da criação de estratégias recomendadas a todos e investir numa "oportunidade" única, quase milagrosa".

"Como empreendedor, mesmo sabendo que a maioria das empresas brasileiras fecha antes mesmo de alcançar os 5 anos de vida, eu posso abrir o meu negócio sem estudar tanto, afinal eu estou acima da média".

Percebe como esses discursos são perigosos? Sempre que o seu cérebro tentar te convencer a pular etapas porque "isso é para os outros, mas eu sou diferente", cuidado! O Efeito do Lago Wobegon está sempre à espreita.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados