Open Nav Logo Mais Retorno

Efeito de Frequência

O que é o Efeito de Frequência?

O efeito de frequência (ou frequency illusion) é um fenômeno ligado ao viés atencional, sendo considerado também uma maneira de viés cognitivo.

Para explicá-lo, mais do que uma simples definição técnica, vale trazer um exemplo do dia a dia. E acredite: até hoje, você já passou por inúmeros casos de efeito de frequência.

Se você já tem um filho, deve se lembrar da ocorrência de um padrão carinhosamente conhecido como “a invasão das grávidas”. Ele nada mais é do que a ação de, após receber a confirmação da gestação, começar a ver grávidas em absolutamente todos os lugares que se frequenta. Não raro você até se pergunta de onde todas essas gestantes saíram, como num passe de mágica.

Se filhos ainda não fazem parte da sua vida, não se sinta livre do efeito de frequência. Para você, temos alguns exemplos especiais, como:

  • Começar a assistir um seriado e, nos dias seguintes, ouvir menções a ele várias vezes;
  • Aprender um conceito novo em uma pesquisa na Internet e precisar, algum tempo depois, desse mesmo conhecimento para se livrar de uma enrascada;
  • Ficar solteiro e vivenciar “a invasão dos casais” (semelhante ao caso das grávidas, mas com amantes carinhosos esfregando toda a felicidade deles na sua cara).

Como o cérebro tem uma verdadeira paixão por padrões (um “hobbie” que exploraremos no próximo tópico), ele começa a conectar esses eventos. Dentre as conclusões às quais ele chega estão as coincidências, sincronicidades e, claro, as tais “obras do destino”.


Como o Efeito de Frequência se relaciona com os outros vieses?

Também chamado de Fenômeno de Baarden-Meinhoff, o efeito de frequência tem relação especial com dois outros vieses: o viés atencional e o viés de confirmação.

Viés atencional é o nome dado à tendência humana de escolher no que prestar atenção de acordo com aspectos emocionais. Diferentemente do que pensamos, não somos tão racionais e objetivos ao escanear os elementos do nosso contexto e selecionamos especialmente aqueles que têm maior valor à emoção.

É ele que dá o empurrãozinho para que, quando andando na rua, você se atente para as grávidas. Salvo raros saltos locais de natalidade, elas sempre estiveram ali, mas nunca foram alvos da sua concentração.

Já o viés de confirmação é o que preserva o efeito de frequência. Uma vez que você se convence de que existem muito mais grávidas agora do que existiam antes, o seu cérebro começa a buscar por elementos que confirmem essa sua visão de mundo.

A partir disso, o que se dá é uma retroalimentação: o efeito de frequência acionando o viés de confirmação e o viés de confirmação perpetuando o efeito de frequência.

Sistema semelhante se dá também na composição de outros vieses que afetam a maneira como você interpreta a realidade, como é o caso do viés de negatividade e a ilusão de agrupamento. No artigo dedicado a esse último, aliás, nos aprofundamos na atração cerebral pelos padrões - vale muito a pena conferir!

Como o Efeito de Frequência afeta as suas finanças?

Se o efeito de frequência interfere na sua análise da natalidade, imagine o que ele não faz nas suas avaliações do mercado financeiro.

Um bom exemplo disso é o caso dos empresários. Imagine que você tem uma empresa e que o seu contador tenha, durante uma reunião, dito que o risco de falência é iminente.
O mais provável é que diante disso, você se torne ainda mais sensível à palavra “falência” em específico (e outros elementos ligados a ela, como “crise” e “prejuízo”).

Dessa forma, é possível que você veja esse cenário desfavorável como um fenômeno generalizado e faça projeções ainda mais negativas para o futuro econômico. Diante disso, adapta os seus investimentos para um contexto contraproducente. No entanto, quanto dessa leitura é realidade e quanto é efeito de frequência?

É uma pergunta importante de ser feita, cabendo levá-la inclusive a especialistas de sua confiança.

Isso porque, assim como não é só porque futuros papais vêm mais gestantes que o número delas no mundo cresceu, não é porque prejuízos te ameaçam de maneira individual que eles afetam a economia de igual maneira.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados