Open Nav Logo Mais Retorno

Efeito Backfire

O que é o efeito backfire?

Efeito Backfire é o nome dado a um tipo específico de viés cognitivo, segundo o qual todos os seres possuem uma tendência mental para lá de curiosa.

Sob o Efeito Backfire, quando as nossas crenças de mundo são confrontadas (isto é, quando discordam de algumas de nossas opiniões), usando para isso dados e evidências científicas, acabamos por reforçar ainda mais essas crenças.

Isso mesmo que você ouviu (ou leu, no caso)! As pessoas podem nos provar por A mais B que estamos errados que, se estivermos sob o Efeito Backfire, negaremos totalmente os fatos apresentados ou, ainda, usaremos os argumentos delas para fortalecer nossas convicções.

É como aquela cena do Titanic afundando. Quanto mais o navio pendia, levando as pessoas consigo, mais elas tentavam se agarrar a algo para evitar que fossem lançadas ao mar.

No caso, as pessoas são o seu cérebro, o Titanic é as suas crenças e o naufrágio é a constatação de que talvez você esteja errado. Na verdade, é tudo o que prova (através do discurso ou dos números) que você está errado.

Acreditamos, inclusive, que as pessoas sob o Efeito Backfire são como os músicos, tocando seus violinos enquanto a realidade se desenrola à sua volta e agindo como se nada estivesse acontecendo.

Um estudo de 2016 mostrou que, no cérebro, ter as suas crenças atacadas é semelhante a estar cara a cara com um animal selvagem escancarando os dentes. Ou seja, nossa flexibilidade cognitiva é bloqueada e ficamos na defensiva, em uma atitude clara de luta ou fuga.

Para alguns, isso significa entrar em uma discussão acalorada e atacar o "oponente" no debate de todas as formas possíveis. Para outros, é fazer cara de paisagem e deixar que a nova informação entre por um ouvido e saia por outro.


Como o efeito backfire se relaciona com os demais vieses cognitivos?

Você deve se perguntar: mas por que agimos assim, afinal?

A resposta é simples! Agimos assim por conta de outro viés, considerado uma espécie de mãe do Efeito Backfire: o viés de confirmação.

Se este é o primeiro artigo que você lê sobre vieses por aqui, tire logo da cabeça a ideia de que eles são independentes, que um desliga para o outro entrar em ação. Na verdade, eles se retroalimentam, reforçando-se continuamente.

Nesse caso, não é diferente. O viés de confirmação é caracterizado como "o processo mental baseado em buscar, interpretar e se recordar de informações que confirmem as opiniões e visão de mundo de uma pessoa, em detrimento de outras que a questionem ou a refutem".

Percebe a relação? O Efeito Backfire é, portanto, apenas um dos meios pelos quais o viés de confirmação é colocado em prática, especialmente em situações de confronto de pontos de vista.

Como o efeito backfire afeta a sua vida financeira?

Às vezes nos esquecemos, mas o mundo dos investimentos é feito, sobretudo, de "apostas". A aposta de que uma ação vai cair e outra vai subir.

A aposta de que se vai lucrar mais com título X usando uma estratégia de longo prazo, em detrimento de outra de curto prazo. A aposta de que a empresa Y tem uma gestão mais sustentável do que a empresa Z.

100% de certeza mesmo, com pareceres unânimes, é um elemento raríssimo.

Logo, parte do mercado financeiro também se faz a partir dos julgamentos (e vieses) dos seus agentes.

Por isso, não é difícil encontrar quem "invista" na poupança, mesmo que sejam apresentados gráficos do tamanho de um dirigível mostrando como existem opções melhores. Sem contar que, quanto mais se fala sobre outros investimentos, mais a pessoa se apega à poupança.

Assim, não apenas se perde a oportunidade de lucrar mais quando as evidências externas são negadas sem motivo racional. Se perde também a capacidade de usar a sua crença atual de maneira otimizada, se valendo dela apenas no que convém com a realidade. Sem dúvidas, há prejuízo dos dois lados.

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! ;)

Envie sua sugestão


Conheça também os termos relacionados