Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Companhias Abertas

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:23/11/2020 às 15:35 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que são companhias abertas?

As companhias abertas são empresas que promovem a colocação de valores mobiliários no mercado de balcão ou em bolsas de valores

Todas as operações de abertura de capital precisam de autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para funcionar corretamente. Esse é o órgão fiscalizador do mercado de capitais do Brasil, que também registra — e autoriza — a emissão dos valores mobiliários para a distribuição pública.

A Lei das SAs define que as companhias abertas precisam atender a diversos requisitos, reforçados nas regulamentações da CVM. O objetivo é garantir a confiabilidade tanto das informações quanto das demonstrações financeiras divulgadas. A plena abertura de capital só acontece quando há o lançamento dessas ações ao público, já que o mercado trabalha em função das transformações impostas à empresa e do incremento do volume de negócios com seus títulos.

Como as companhias abertas funcionam no Brasil?

Como dito anteriormente, as companhias abertas — legalmente chamadas de Sociedades Anônimas (S.A.) — são empresas que dispõem seu capital à leilões do mercado da bolsa de valores de forma aberta. Ao realizar esse processo, automaticamente passa a captar recursos que podem financiar o seu crescimento ou ainda capitalizar o caixa do controlador — o que depende do tipo de Oferta Inicial de Ações ou Initial Public Offering (IPO) em inglês).

Todo esse capital adicional que, por ventura, entrará na empresa, não terá prazo de validade. Isso acontece porque, de certa forma, o comprador das ações acabará se tornando um dos sócios do empreendimento em questão. Dessa forma, o mercado de capitais consegue proporcionar às companhias abertas uma maior eficiência enquanto oferece total transparência para a sociedade em geral.

Qual é o processo para a abertura do capital de uma empresa?

Para que uma companhia consiga abrir seu capital na bolsa, ela precisará realizar alguns processos, como contratar bancos ou corretoras especializadas nesse tipo de operação. O primeiro passo será o de avaliar o valor total do capital da empresa. Depois, os balanços deverão passar por auditorias feitas pelos órgãos reguladores para, só assim, se qualificarem como aptas para começar esse processo.

Outro fator que precisa ser levado em conta é o momento de realizar a Oferta Inicial de Ações da empresa. Isso porque existem alguns períodos que são conhecidos como janelas de oportunidade — que é o momento em que o mercado se encontra um pouco mais otimista para compra de cotas das empresas por preços mais elevados na bolsa.

Quais são as maiores companhias abertas do país?

Todas as empresas listadas no Ibovespa podem ser consideradas como companhias abertas. Sendo assim, entre as maiores, é possível citar:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Ambev;
  • Vale;
  • BB Seguridade.

É importante citar que todas elas fazem parte da maioria dos fundos de pensão existentes no Brasil. Isso faz com que a responsabilidade que elas carregam em relação à boa gestão e governança seja redobrada — de modo que toda a população possa sair ganhando com esses feitos.

Quais são as vantagens e desvantagens das companhias abertas?

As companhias abertas têm algumas vantagens em relação às companhias privadas. Como as primeiras podem vender futuras participações em ações e, assim, aumentar o acesso ao mercado, assim que abrem o capital, as ofertas adicionais podem gerar mais receita por meio da criação — e da venda — de novas ações e assim sucessivamente.

No entanto, essas vantagens podem apresentar, na verdade, algumas desvantagens, como um maior escrutínio regulatório e menor controle para os fundadores da empresa e seus sócios majoritários. Além disso, as companhias abertas precisam atender a padrões de relatórios obrigatórios que são regulamentados por certas entidades governamentais. Outro ponto de atenção é o fato dos acionistas aplicáveis terem direito a documentos e notificações sobre todas as atividades comerciais da empresa.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados