Última modificação em 23 de novembro de 2020

O que são companhias abertas?

As companhias abertas são empresas que promovem a colocação de valores mobiliários no mercado de balcão ou em bolsas de valores

Todas as operações de abertura de capital precisam de autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para funcionar corretamente. Esse é o órgão fiscalizador do mercado de capitais do Brasil, que também registra — e autoriza — a emissão dos valores mobiliários para a distribuição pública.

A Lei das SAs define que as companhias abertas precisam atender a diversos requisitos, reforçados nas regulamentações da CVM. O objetivo é garantir a confiabilidade tanto das informações quanto das demonstrações financeiras divulgadas. A plena abertura de capital só acontece quando há o lançamento dessas ações ao público, já que o mercado trabalha em função das transformações impostas à empresa e do incremento do volume de negócios com seus títulos.

Como as companhias abertas funcionam no Brasil?

Como dito anteriormente, as companhias abertas — legalmente chamadas de Sociedades Anônimas (S.A.) — são empresas que dispõem seu capital à leilões do mercado da bolsa de valores de forma aberta. Ao realizar esse processo, automaticamente passa a captar recursos que podem financiar o seu crescimento ou ainda capitalizar o caixa do controlador — o que depende do tipo de Oferta Inicial de Ações ou Initial Public Offering (IPO) em inglês).

Todo esse capital adicional que, por ventura, entrará na empresa, não terá prazo de validade. Isso acontece porque, de certa forma, o comprador das ações acabará se tornando um dos sócios do empreendimento em questão. Dessa forma, o mercado de capitais consegue proporcionar às companhias abertas uma maior eficiência enquanto oferece total transparência para a sociedade em geral.

Qual é o processo para a abertura do capital de uma empresa?

Para que uma companhia consiga abrir seu capital na bolsa, ela precisará realizar alguns processos, como contratar bancos ou corretoras especializadas nesse tipo de operação. O primeiro passo será o de avaliar o valor total do capital da empresa. Depois, os balanços deverão passar por auditorias feitas pelos órgãos reguladores para, só assim, se qualificarem como aptas para começar esse processo.

Outro fator que precisa ser levado em conta é o momento de realizar a Oferta Inicial de Ações da empresa. Isso porque existem alguns períodos que são conhecidos como janelas de oportunidade — que é o momento em que o mercado se encontra um pouco mais otimista para compra de cotas das empresas por preços mais elevados na bolsa.

Quais são as maiores companhias abertas do país?

Todas as empresas listadas no Ibovespa podem ser consideradas como companhias abertas. Sendo assim, entre as maiores, é possível citar:

É importante citar que todas elas fazem parte da maioria dos fundos de pensão existentes no Brasil. Isso faz com que a responsabilidade que elas carregam em relação à boa gestão e governança seja redobrada — de modo que toda a população possa sair ganhando com esses feitos.

Quais são as vantagens e desvantagens das companhias abertas?

As companhias abertas têm algumas vantagens em relação às companhias privadas. Como as primeiras podem vender futuras participações em ações e, assim, aumentar o acesso ao mercado, assim que abrem o capital, as ofertas adicionais podem gerar mais receita por meio da criação — e da venda — de novas ações e assim sucessivamente.

No entanto, essas vantagens podem apresentar, na verdade, algumas desvantagens, como um maior escrutínio regulatório e menor controle para os fundadores da empresa e seus sócios majoritários. Além disso, as companhias abertas precisam atender a padrões de relatórios obrigatórios que são regulamentados por certas entidades governamentais. Outro ponto de atenção é o fato dos acionistas aplicáveis terem direito a documentos e notificações sobre todas as atividades comerciais da empresa.

Termo do dia

Tesouro Selic

O que é Tesouro Selic? Entre as aplicações disponíveis no Tesouro Direto, o Tesouro Selic é uma das opções indicadas para quem está começando a investir…