Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

CDCA

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/09/2020 às 21:34 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é CDCA?

Criado pelo governo federal no final de 2004, o Certificado de Crédito do Agronegócio (CDCA) é um título de crédito ligado ao agronegócio, que pode ser emitido por cooperativas rurais, produtores ou por empresas que desenvolvam atividades ligadas à agricultura ou à pecuária.

O Certificado de Crédito do Agronegócio é atrelado a direitos creditórios ligados a todos os negócios da cadeia produtiva do agronegócio, ou seja, seu funcionamento é semelhante a um FIDC. Este ativo também pode servir de lastro para as operações com LCA.

A custódia dos direitos creditórios deve ser feita por uma instituição financeira e o CDCA precisa ser registrado na B3.

Embora seja emitido por cooperativas agropecuárias ou por empresas de pequeno porte, o registro e a custódia do título garantem a diminuição de riscos - todo o processo é gerenciado por um agente financeiro responsável pela intermediação entre a empresa, que emite o título, e o investidor, que aplicará nele.

Quais as vantagens do CDCA?

O CDCA permite que empresas ligadas ao agronegócio possam captar recursos de médio e curto prazo e, assim, investir na continuidade das suas atividades no período da entressafra. Além disso, a emissão de títulos que serão adquiridos por investidores privados permite que os produtores tenham acesso a taxas de juros mais competitivas do que se contraíssem um empréstimo bancário, por exemplo.

Para o investidor, o Certificado de Crédito do Agronegócio representa um investimento de renda fixa atrelada a direitos creditórios do agronegócio. Além disso, esse ativo tem boa rentabilidade devido à percepção de risco oferecida pelo emissor. Podem também ser comprados e vendidos diretamente no mercado balcão, uma vez que são registrados na B3. 

O CDCA oferece ainda as seguintes vantagens tributárias para o investidor. 

Tributação do CDCA

Para atrair a atenção dos investidores, o CDCA oferece vantagens tributárias como a isenção de Imposto de Renda e de IOF. Além disso, o emissor pode deduzir o título da base de cálculo do Imposto de Renda. 

Remuneração do CDCA

O Certificado de Crédito do Agronegócio tem remuneração atrelada ao CDI, mas pode usar outros indexadores de acordo com as escolhas da empresa emissora ou da aceitação do mercado. O rendimento pode estar atrelado ao dólar ou à inflação.

Por que esse título é pouco procurado pelos investidores?

Para emitir o título é preciso que a cooperativa ou pequena empresa ligada a atividades agropecuárias tenha o suporte de uma financeira que, além da emissão, será responsável pela custódia e distribuição do título.

No entanto, esse processo é pouco divulgado pelos agentes financeiros e muitas cooperativas ligadas ao agronegócio não conhecem o CDCA. Isso faz com que empresas do setor deixem de emitir o título quando precisam captar recursos.

Quando os títulos são emitidos acabam atraindo um número relativamente pequeno de investidores dispostos a comprar esse ativo. Vale destacar ainda que, mesmo sendo negociados na bolsa de valores, o número de Certificados de Crédito do Agronegócio emitido é relativamente baixo e contam com uma liquidez muito baixa, o que faz torna esse tipo de ativo pouco relevante no mercado de capitais

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados