O que é Carteira Virtual?

A carteira virtual - ou carteira digital, como também é conhecida - representa um espaço eletrônico onde nosso dinheiro pode ser armazenado e utilizado de maneira opcional.

Essa modalidade de armazenamento virtual já é conhecida, afinal, a conta onde nosso saldo bancário é depositado também é uma espécie de plataforma digital, onde não temos contato com o dinheiro em espécie, mas sim com sua representação numérica.

Como Investir nos Melhores Fundos

Pra que serve uma Carteira Virtual?

Você pode até se perguntar "qual é a diferença entre conta bancária e carteira virtual?". A resposta é simples: a diferença está na acessibilidade.

Basicamente, uma carteira virtual serve para armazenar qualquer tipo de representação monetária e, com isso, possibilitar melhores ações como pagamentos, transferências, entre outras.

Sua conta bancária permite tais movimentações, desde que a representação monetária pertença ou esteja armazenada naquela agência específica. Já com uma carteira virtual, você pode realizar transações independentes de grandes bancões.

Imagina só: na sua carteira física, você costuma guardar papel-moeda e alguns cartões, certo? Na carteira virtual será da mesma forma, só que... virtual!  

É importante possuir uma Carteira Virtual?

Nos tempos de hoje, sim.

Perceba que o avanço tecnológico já permitiu inovações em diversos setores essenciais da nossa realidade. No que diz respeito ao mercado financeiro, não poderia ser diferente!

A ideia é que o dinheiro físico possa ser cada vez mais substituído por representações virtuais, não de maneira obrigatória, mas como uma opção alternativa. Ao fazer uma compra, por exemplo, você poderá realizar o pagamento sem necessariamente possuir o recurso em mãos.

Existem inúmeras vantagens em possuir uma carteira virtual, desde realizar pagamentos por aplicativos específicos, até mesmo manter o patrimônio mais protegido! Entretanto, o mercado como um todo precisa estar adaptado a essa "nova" modalidade.

O que é preciso fazer para ter uma Carteira Virtual?

Possuir uma carteira virtual não é nada complicado.

Basicamente, você precisa entrar em contato com alguma instituição financeira que ofereça esse tipo de serviço: bancos, cooperativas de crédito, corretoras de investimentos, plataformas de pagamento, entre outras.

Atualmente, algumas das plataformas mais utilizadas são o Mercado Pago, PicPay, Neon e PagSeguro, mas existem uma infinidade de outros programas à disposição do público.

Vale esclarecer que algumas instituições realizam análises de crédito, ou seja, buscam pelas conclusões de cadastro positivo ou negativo  do cidadão que deseja possuir a carteira virtual!

Qual é a relação da Carteira Virtual com a Criptomoeda?

Um dos motivos - se não o principal - pelo qual a carteira virtual passou a ser mais desenvolvida no mercado é a criação da criptomoeda

A criptomoeda é uma espécie de moeda digital, que possui codificações criptografadas - daí o nome. Existem vários tipos, mas certamente o Bitcoin  é o mais comum entre eles! 

Temos um artigo inteirinho sobre o assunto, inclusive, vale a pena dar uma olhada.

Sabendo disso, podemos compreender qual é a relação entre carteira virtual e esse novo meio de troca. Conforme citado anteriormente, a ideia é que o dinheiro físico seja cada vez mais substituído por preferências mais tecnológicas de transações.

Em julho de 2018, o Banco Central do Brasil (BACEN) lançou um plano de estudos sobre as criptomoedas, onde afirma claramente:

Avanços tecnológicos notáveis tem rotineiramente impactado nosso mundo. A chamada transformação digital está redefinindo indústrias, tornando possíveis novos modelos de negócio e proporcionando oportunidades antes nunca imaginadas. Seu impacto, no entanto, não se limita aos negócios; já está mudando drasticamente como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos um com o outro.

Sendo assim, se o futuro do mercado financeiro está nas mãos da moeda virtual, nada mais justo do que adaptar um espaço propício para armazená-las.

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

Lei Kandir

A Lei Kandir foi uma das iniciativas do legislativo para incentivar a exportação, porém, causou muita polêmica. Saiba mais!