Última modificação em 9 de janeiro de 2020

O que é uma autarquia?

Autarquia é o nome dado a um tipo específico de ente da administração indireta, que compõe esse grupo junto às empresas públicas, às sociedades de economia mista e às fundações públicas. Criadas em 1967, as autarquias têm como objetivo prestar serviços relevantes à sociedade, que podem ir desde a gestão de seus recursos de seguridade social à regulamentar os transportes terrestres a ela oferecidos.

Em muitos pontos, as autarquias se parecem muito com os órgãos do governo, que pertencem à administração direta. Os seus funcionários também prestam concurso público para adentrar na corporação, os contratos com fornecedores também obedecem às regras já estabelecidas de licitação e o seu orçamento também parte dos tributos pagos pelos cidadãos.

O que muda então? Enquanto aqueles que compõem a administração direta pertencem a algum tipo de ente federativo (o Município, o Estado, a União...), de modo que são esses entes que respondem por eles, os organizações da administração indireta não os pertencem de forma alguma.

Na verdade, essas organizações têm as suas próprias personalidades jurídicas, além de autonomia administrativa para desenvolver as suas atividades como julgarem melhor (dentro dos limites legais, é claro).

Se entender o conceito de autarquia ainda parecer difícil demais para você, não se preocupe. Elas estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina e é justamente para detalhar o papel das autarquias mais populares, como o INSS e a ANVISA, que criamos o tópico a seguir. Vamos lá?!


Quais são as principais autarquias brasileiras?

Segundo o decreto-lei nº 200, de 1967, as autarquias são definidas como "o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada".

É essa definição que permite que organizações como as agências reguladoras e os conselhos profissionais, além de algumas universidades, institutos de ensino e superintendências, possam ser citadas como os melhores exemplos de autarquias brasileiras.

Lembrando que cada município e estado pode contar com as suas autarquias próprias, fornecemos uma pequena lista com algumas das autarquias federais mais relevantes em cada segmento. Dessa forma, você poderá visualizar melhor como tipo de trabalho desenvolvido por elas é precioso e relevante para a população e como, você mesmo, já desfrutou dele em diversos momentos da vida.

Exemplos de agências reguladoras

Exemplos de conselhos regionais

Exemplos diversos (que não pertencem a grupos específicos)

Exemplos de institutos

Exemplos de institutos educacionais

Exemplos de superintendências

Exemplos de universidades

Como Investir nos Melhores Fundos

Termo do dia

SESC – Serviço Social de Comércio

O que é o Serviço Social do Comércio (SESC)? É chamado de Serviço Social do Comércio (SESC) a instituição sem fins lucrativos mantida no Brasil com…

Veja outros termos