Última modificação em 11 de novembro de 2019

O que é o argumento da falácia?

Argumento da falácia é o nome dado à tendência humana de, em um debate, desconsiderar totalmente um argumento caso ele possua algum tipo de falácia.

Aqui no Mais Retorno temos um acervo incrível de artigos completos sobre vieses cognitivos, como heurísticas, efeitos e ilusões diversas. O nosso principal objetivo é que, em posse desse conhecimento, você seja capaz de identificar os erros de lógica que comete e então tomar decisões melhores para o seu enriquecimento.

Contudo, existe uma falha que a maioria das pessoas cometem ao se deparar com um universo tão vastos de equívocos psicológicos. Basicamente, ela é cometida em dois passos: sair à caça de vieses em tudo à nossa volta (a gente fica um pouco obcecado, né?) e invalidar os argumentos que o contém.

Como o argumento da falácia funciona?

Vamos usar um exemplo prático. Suponhamos que você tenha lido o nosso artigo sobre viés de automação e entendido que os seres humanos têm certa propensão a confiar mais nas análises feitas por sistemas automatizados do que nas interpretações de outros seres humanos.

Assim, quando a sua empresa testa um novo algoritmo para selecionar candidatos e uma falha é encontrada (privilegiar homens, por exemplo, por conta do histórico de contratações predominantemente masculino), todos os selecionados pelo algoritmo são desclassificados.

Parece bizarro, certo? Afinal, o mais moralmente correto seria suspender o uso do sistema e retornar à seleção entrevistador-entrevistado, até melhorias serem feitas para permitir o retorno à automação.

Se você simplesmente descarta os candidatos do algoritmo pode sim estar perdendo a chance de contratar o melhor entre todos os inscritos no processo.

Mas quando fazemos isso no dia a dia, descartando totalmente um argumento ou uma ideia porque ela contém um viés (ao invés de identificá-lo e reformulá-lo), não vemos como erramos em combatê-lo. É nesse cenário, portanto, que o argumento da falácia se concretiza.

Como o argumento da falácia se apresenta no dia a dia?

Alguns outros exemplos de argumento da falácia são:

Para encerrar, veja a seguir um exemplo da sua aplicação no que tange ao seu rico dinheirinho.

Imagine que um amigo seu, que também investe na Bolsa de Valores, te diz que as ações da empresa X vão cair em breve e você deve montar uma estratégia para lucrar com isso. Como ele sabe? Bom, elas já estão em uma série de valorização, então logo devem cair. 

Você, que já leu nosso artigo sobre a falácia do apostador, identifica o viés e descarta a recomendação dele. O que acontece é que, um tempo depois, o valor das ações realmente cai e ele lucra muito com isso. 

Como será possível? O fato é que, se você tivesse usado métodos de análise consolidados, teria notado que havia sinais matemáticos dessa reversão.

Ou seja, não é porque o seu amigo fez uma afirmação baseada em uma falácia que a conclusão estava totalmente correta.

Mas calma lá: também não significa que você deva se jogar de cabeça em todas as conclusões com argumentos falaciosos que encontrar por aí. 

Apenas se lembre de que, usando outros dados e informações (como os estudos de violência da cidade), você pode descobrir se há alguma verdade naquela interpretação... E, claro, se beneficiar muito dela!

Termo do dia

Contrato atípico de aluguel

O que é Contrato Atípico de Aluguel Contrato Atípico de Aluguel é um termo geral para designar contratos de locação de imóvel que não se enquadram…