Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Argumento da Falácia

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/11/2019 às 21:42 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é o argumento da falácia?

Argumento da falácia é o nome dado à tendência humana de, em um debate, desconsiderar totalmente um argumento caso ele possua algum tipo de falácia.

Aqui no Mais Retorno temos um acervo incrível de artigos completos sobre vieses cognitivos, como heurísticas, efeitos e ilusões diversas. O nosso principal objetivo é que, em posse desse conhecimento, você seja capaz de identificar os erros de lógica que comete e então tomar decisões melhores para o seu enriquecimento.

Contudo, existe uma falha que a maioria das pessoas cometem ao se deparar com um universo tão vastos de equívocos psicológicos. Basicamente, ela é cometida em dois passos: sair à caça de vieses em tudo à nossa volta (a gente fica um pouco obcecado, né?) e invalidar os argumentos que o contém.

Como o argumento da falácia funciona?

Vamos usar um exemplo prático. Suponhamos que você tenha lido o nosso artigo sobre viés de automação e entendido que os seres humanos têm certa propensão a confiar mais nas análises feitas por sistemas automatizados do que nas interpretações de outros seres humanos.

Assim, quando a sua empresa testa um novo algoritmo para selecionar candidatos e uma falha é encontrada (privilegiar homens, por exemplo, por conta do histórico de contratações predominantemente masculino), todos os selecionados pelo algoritmo são desclassificados.

Parece bizarro, certo? Afinal, o mais moralmente correto seria suspender o uso do sistema e retornar à seleção entrevistador-entrevistado, até melhorias serem feitas para permitir o retorno à automação.

Se você simplesmente descarta os candidatos do algoritmo pode sim estar perdendo a chance de contratar o melhor entre todos os inscritos no processo.

Mas quando fazemos isso no dia a dia, descartando totalmente um argumento ou uma ideia porque ela contém um viés (ao invés de identificá-lo e reformulá-lo), não vemos como erramos em combatê-lo. É nesse cenário, portanto, que o argumento da falácia se concretiza.

Como o argumento da falácia se apresenta no dia a dia?

Alguns outros exemplos de argumento da falácia são:

  • Se um amigo diz que a cidade está mais violência do que no ano passado, porque há uma semana ele foi assaltado, o mesmo está se valendo da evidência anedótica. Ciente disso, você desconsidera a conclusão dele falsa, pois se vale de uma falácia para argumentar. No entanto, números indicam que o número de crimes subiu X%, logo ele está certo - apenas se baseia em um argumento falacioso - e você agora está errado;
  • Se a sua mãe diz que o(a) novo(a) namorado(a) de alguém da família é desorganizado(a) porque se atrasou para o jantar em que vocês iam se conhecer, você logo identifica o efeito halo e rejeita a conclusão dela dali em diante. Afinal de contas, o argumento é falacioso. Contudo, o(a) sujeito(a) não tem a menor noção de horários, arrumação e compromisso, sendo que a sua mãe está certa e você errada. Se você sofrer da ilusão de validade então, preferirá vender um rim a admitir isso para si mesma.

Para encerrar, veja a seguir um exemplo da sua aplicação no que tange ao seu rico dinheirinho.

Imagine que um amigo seu, que também investe na Bolsa de Valores, te diz que as ações da empresa X vão cair em breve e você deve montar uma estratégia para lucrar com isso. Como ele sabe? Bom, elas já estão em uma série de valorização, então logo devem cair. 

Você, que já leu nosso artigo sobre a falácia do apostador, identifica o viés e descarta a recomendação dele. O que acontece é que, um tempo depois, o valor das ações realmente cai e ele lucra muito com isso. 

Como será possível? O fato é que, se você tivesse usado métodos de análise consolidados, teria notado que havia sinais matemáticos dessa reversão.

Ou seja, não é porque o seu amigo fez uma afirmação baseada em uma falácia que a conclusão estava totalmente correta.

Mas calma lá: também não significa que você deva se jogar de cabeça em todas as conclusões com argumentos falaciosos que encontrar por aí. 

Apenas se lembre de que, usando outros dados e informações (como os estudos de violência da cidade), você pode descobrir se há alguma verdade naquela interpretação... E, claro, se beneficiar muito dela!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados