Logo Mais Retorno
Economia

[VÍDEO]: política monetária – o que é e como funciona

Você sabe o que é Política Monetária? No episódio 64 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo. A política monetária representa o conjunto de…

Data de publicação:07/04/2022 às 18:27 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Você sabe o que é Política Monetária? No episódio 64 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre o termo.

A política monetária representa o conjunto de medidas que são tomadas por autoridades do ramo econômico (Bancos Centrais e demais instituições subsidiárias) para interferir na circulação da moeda e na relação oferta e demanda do mercado financeiro.

Entre as principais medidas adotadas na política monetária pode-se citar o recolhimento compulsório (um depósito obrigatório que os bancos comuns devem realizar, conforme a conveniência do BC) e a alteração da taxa básica de juros.

Em todos os casos, ela é usada como ferramenta de controle econômico, de modo que possibilita a influência governamental sobre as dinâmicas de consumo e o desempenho financeiro do país.

Para tanto, são necessárias adaptações nas estratégias aplicadas, de modo a alcançar o resultado desejado naquele contexto. Isso explica, então, a existência de dois tipos diferentes de política monetária: a expansionista e a contracionista.

Atuando em conjunto com a política fiscal e cambial, a política monetária compõe ainda a estrutura principal das políticas financeiras de um país.

Política monetária expansionista
Ao se dizer que um país está adotando uma política monetária expansionista, indica-se que o Banco Central está adotando medidas para aumentar a oferta de dinheiro em circulação (como a diminuição da taxa Selic, por exemplo).

Política monetária contracionista
Por outro lado, se o que ocorre é uma política monetária contracionista, o posicionamento adotado é justamente o contrário: com o objetivo de controlar a inflação, o governo está lançando mão de ferramentas que diminuam a oferta da moeda (como o aumento do percentual de recolhimento compulsório).

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre