Logo Mais Retorno
Outros

[VÍDEO] Green bonds: vale a pena investir em Títulos Verdes?

No episódio 66 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre Green Bonds. ÍNDICE:00:00 Introdução00:16 O que são Green Bonds?01:00 Empresas que emitem Green Bonds01:42 Benefícios dos…

Data de publicação:29/04/2022 às 10:49 -
Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:

No episódio 66 do #Descomplica, Bia Prata explica tudo sobre Green Bonds.

ÍNDICE:
00:00 Introdução
00:16 O que são Green Bonds?
01:00 Empresas que emitem Green Bonds
01:42 Benefícios dos Green Bonds
02:14 Principais projetos de Green Bonds
02:46 Green Bonds no Brasil

Green Bonds, também chamados de Títulos Verdes, são títulos emitidos para a captação de recursos para investimentos em projetos de sustentabilidade que visam a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

São como títulos de dívidas, porém, quando um Título Verde é comprado, o dinheiro só pode ser usado por quem emite o título para financiar investimentos sustentáveis.

Compacto de Prefeitos: a origem dos Green Bonds

A iniciativa foi lançada em 2014, junto com o Compacto de Prefeitos. O evento reuniu mais de 400 cidades com o objetivo de criar ações que auxiliassem o controle do aumento global da temperatura, mantendo-o abaixo dos dois graus celsius até o fim do século.

Como investir em Green Bonds?

As empresas que decidirem emitir Títulos Verdes devem enviar os projetos de captação de recursos à FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) e ao CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), que avaliam o propósito e o direcionamento da verba.

Depois de aprovado o projeto, os títulos são lançados ao mercado e ficam disponíveis para os investidores. O processo de compra é igual ao de investimentos tradicionais, negociados por bancos, corretoras e instituições financeiras.

Até o momento, a única empresa brasileira a emitir esse tipo de título é a BRF, que mantém marcas como Sadia e Perdigão.

Benefícios dos Green Bonds

  • Objetivo de mercado: os títulos verdes só podem ser emitidos com objetivos sustentáveis e o processo é realizado por uma consultoria especial que avalia se o recurso será efetivamente investido em projetos de infraestrutura e projeções sustentáveis;
  • Tendência econômica: a tendência de mercado é que, assim que a economia estiver estabilizada, as empresas com certificações de controle de emissão de poluentes e outros segmentos voltados aos problemas climáticos terão destaque, aumentando seu valor de mercado;
  • Tecnologia em desenvolvimento: mundo afora, empresas que se envolvem com causas sociais e ambientais têm aumentado consideravelmente seu valor de mercado.

Gostou do conteúdo? Curta o vídeo, inscreva-se no canal e deixe seu comentário abaixo.

Ainda ficou com dúvida? Confira tudo sobre Green Bonds no nosso Glossário.

Se você deseja uma solução completa que permite você comparar diversos ativos de forma fácil e prática, através de uma base de dados qualificada, o Comparador de Ativos da Mais Retorno é ideal para você! COMECE A TESTAR GRATUITAMENTE.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter