termos

XBRL

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:22/09/2021 às 08:02 - Atualizado um mês atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é XBRL? 

XBRL é uma sigla abreviativa para Extensible Business Reporting Languege (Linguagem de Relatório de Negócios Extensíveis), um sistema global capaz de padronizar dados financeiros de empresas que operam na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). 

Esse sistema global permite que as empresas possam comparar seus resultados entre si de forma muito mais rápida e prática, já que as informações são segmentadas e padronizadas dentro de cada setor.

Imagine ter que guardar dados impressos em arquivos físicos?! Para fazer um consulta de informações passadas levaria, no mínimo, horas procurando pelo documento. Ou então, depender da sorte para que outras pessoas utilizem o mesmo software e consigam visualizar o arquivo na mídia?

O XBRL foi desenvolvido com intuito de facilitar as coisas. Informações podem ser anexadas em relatórios específicos e então, serem compartilhadas com uma rede universal de organizações. O sistema foi lançado pela XBRL International, no ano de 2003:

XBRL International é uma organização global sem fins lucrativos que opera no interesse público. Nosso objetivo é melhorar a responsabilidade e a transparência do desempenho dos negócios em todo o mundo, fornecendo o padrão de troca de dados abertos para relatórios de negócios.

O XBRL serve também para que, além das empresas, a SEC também possa monitorar os dados de cada uma dela, considerando se estão cumprindo as regras de negociações da NYSE, ou não.

A SEC (Securities and Exchange Commission) funciona de maneira similar a nossa CVM (Comissão de Valores Mobiliares), ou seja, é uma agência regulatória e protetora do mercado financeiro - nesse caso, norte americano. 

Como o XBRL funciona?

Além de ser definido como um sistema padronizador, o XBRL também é chamado de consórcio por muitos investidores ao redor do mundo.

Isso acontece porque mais de 300 organizações utilizam essa rede de comunicação padronizada, tais como governos, contabilistas, empresas, auditores, entidades reguladoras, bolsas de valores, bancos, analistas de investimento, programadores de software, entre outros. 

É um sistema que funciona com base na linguagem XML para intercambiar informações financeiras. Os relatórios emitidos são manuais e regras de validação, além de serem definidos por taxonomia - segmento específico de acordo com o conteúdo financeiro da empresa. 

Com base nas taxonomias, um arquivo de instância XBRL é gerado contendo todos os fatos ocorridos em determinado período. Isso significa que, além de servir para interpretar resultados de negociações no mercado de renda variável, também serve como interpretar resultados contábeis da empresa.

As taxonomias atuam como manuais digitais lidos e executados por um software, gerando dados automáticos e patronizados. Esses dados também podem originar relatórios fiscais, por exemplo. 

Essa é a facilidade acerca do XBRL: coleta instantânea de dados, padronização da linguagem e globalização do envio e recebimento de relatórios!

Quais as são as regras de utilização do XBRL?

Nós falamos no início do artigo que todas as empresas negociantes na Bolsa de Valores de Nova Iorque utilizam esse sistema, certo? A verdade é que, as empresas não tem opção! 

Reportar os dados financeiros a SEC através do XBRL é uma obrigação. As empresas que não o fizerem poderão perder o direito de operar no mercado pela NYSE. 

Entretanto, o uso dessa estrutura é globalizada, sendo assim qualquer uma das organizações citadas anteriormente podem - e devem - se aproveitar desse sistema de padronização!

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Estado de Bem-Estar Social

Estado de Bem-Estar Social

O que é o Estado de Bem-estar Social? É chamado de Estado de Bem-estar Social um modelo de organização político segundo o qual o Estado se...

  CONTINUAR LENDO