VUCA

Última modificação em 29 de Julho de 2021 às 04:27

O que é VUCA?

VUCA é a sigla em inglês para “volátil, incerto, complexo e ambíguo”. 

Para entender esse termo, primeiro, tenha em mente que o mundo, até os anos 90, era muito mais devagar e previsível.  Mas hoje, em 2021, não há mais as mesmas certezas que nossos pais e avós tinham.

A globalização, o avanço de telecomunicações e a Internet fizeram o mundo girar exponencialmente mais rápido, afetando nossas vidas e negócios.

Para melhor definir este momento, o ambiente corporativo tomou para si a definição de mundo VUCA, a fim de balizar as estratégias da nova economia. Definimos cada palavra da sigla, a seguir.

Volatilidade

Está relacionada à velocidade das transformações que vieram com o mundo digital. Tudo muda muito rápido.

Observamos o mundo levar séculos para substituir a vela pela lâmpada elétrica, porém tivemos a evolução do ICQ para o MSN e, finalmente, o WhatsApp em poucos anos.

Incerteza

Nesse contexto de mudanças absurdamente rápidas, tomar decisões e alocar recursos é quase um tiro no escuro.

Complexidade

Com tamanha interligação entre pessoas, players e cadeias de produção, pequenas mudanças no tecido da sociedade podem causar efeitos imprevisíveis. 

Um exemplo interessante são os peixes de água doce de grandes centros, que vêm sofrendo efeitos negativos de resquícios de drogas como Prozac e cocaína, advindos do esgoto, devido ao aumento do consumo dessas substâncias pela população.

Ambiguidade

Dentro de uma mesma casa, pessoas que antigamente utilizavam o mesmo shampoo, hoje brigam por espaço na prateleira do banheiro pelos seus produtos para cabelos secos, oleosos, cacheados e com caspa. 

Empresas que ainda não entenderam o mundo VUCA podem cair na armadilha de produzir para um público geral, sendo que a mina de ouro pode estar na variedade e particularidade de pequenos grupos de clientes.

Como as empresas podem se adaptar ao mundo VUCA?

Aceitar o caos ao invés de tentar controlá-lo é a melhor forma de se adaptar. De preferência, incorporá-lo - e rápido.

O conceito VUCA nos lembra que o mundo vem evoluindo de forma mais acelerada e nadar contra a corrente pode levar a punições severas. 

Com isso em mente, as soluções são simples de entender, porém complexas de implementar: inovação e incorporação. 

Vamos a alguns cases de sucesso para você entender melhor:

Facebook, Instagram e WhatsApp

A empresa de Zuckerberg sabe o valor da incorporação de novidades. Por isso, o Facebook comprou o Instagram e o WhatsApp e incorporou funcionalidades do esquecido Snapchat. 

Afinal, da mesma forma que Orkut e MySpace desapareceram, uma hora pode ser a vez da rede social azul. Quando isso acontecer, é importante que a empresa já esteja no mercado mais aquecido, para não ficar para trás.

Bradesco e Banco Next 

Os bancos digitais foram uma das grandes disrupções da última década. 

Vale destacar que as instituições financeiras tradicionais tentaram segurar o avanço desses novos agentes por vias legais e ataques à reputação, mas sem sucesso.

À maneira VUCA, porém, o Bradesco trouxe o Next, um banco nos moldes digitais, porém com o respaldo de uma empresa renomada. Mesmo considerando que há conflito entre os interesses das duas empresas, é importante, para o grupo, estar preparado para o futuro.

O que é mundo BANI e qual sua relação com o VUCA?

BANI é uma evolução do VUCA. O termo, criado em 2018, vem se popularizando principalmente após a pandemia do COVID-19. 

Significa “frágil, ansioso, não-linear e incompreensível” — características resultantes de um mundo que viu a ascensão de tecnologias que facilitaram, de forma nunca antes vista, o acesso de qualquer pessoa a produtos, serviços, informações e, também, a outras pessoas. 

No entanto, as consequências negativas podem ser vistas nos problemas que enfrentamos hoje: ansiedade, informações falsas, falhas de sistema, “bolhas” sociais, entre outros. A chave para o sucesso nos dias atuais, assim, é adaptar o VUCA junto ao mundo BANI.

Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo.100.000 investidores já fizeram isso!

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo