termos

UP2DATA

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:17/12/2020 às 09:05 - Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é UP2DATA?

O UP2DATA é um serviço disponibilizado pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, para que investidores tenham acesso aos registros históricos de preços em diferentes mercados oferecidos.

Em resumo, trata-se de um software com uma gigantesca base de dados que pode ajudar na disponibilização da informação, algo que permite, entre outros fatores, a criação de estratégias aproveitando-se dos padrões apresentados na Bolsa de Valores, além de encontrar maior facilidade na tomada de decisão — especialmente em métodos quantitativos.

Além disso, os dados podem ser acessados em formatos de texto (TXT), planilhas (CSV e XML) e até compactos (JSON). Assim, o assinante do UP2DATA pode analisar as informações da maneira que julgar melhor para o seu contexto pessoal.

Quais são os dados disponibilizados no UP2DATA?

O UP2DATA é um serviço de banco de dados que oferece uma série de informações ao investidor. E elas vão muito além apenas do preço de fechamento dos ativos. Veja alguns exemplos:

  • Posições em aberto: informa os dados referentes às transações financeiras envolvendo os ativos, tanto sobre negociações como estoques;
  • Dados de negócios: para o investidor que busca compreender o interesse do ativo para o mercado, há um amplo volume de informações sobre preço mínimo, preço máximo, quantidade de contratos e tudo que envolve o produto;
  • Indicadores econômicos: inclusão de dados econômicos que contribuem com a análise quantitativa do cenário econômico, algo útil tanto para avaliar o passado, como também para projeções futuras.

E esses são apenas exemplos simples. Existem muitos outros dados e indicadores no pacote oferecido pelo UP2DATA para que o investidor possa estudar a Bolsa de Valores e criar suas estratégias de operação.

Quais são as vantagens do UP2DATA?

Para o investidor que deseja aperfeiçoar a sua metodologia de investimentos, o uso do UP2DATA é uma boa forma de aumentar o acesso aos dados oficiais da própria Bolsa de Valores. Além disso, existem outros benefícios.

Em primeiro lugar, claro, está o acesso facilitado aos dados. É evidente que cada pessoa pode fazer seus próprios registros de preços, mas conforme o interesse aumenta em dados complexos, o desafio é maior. Além disso, haveria uma questão de tempo para as anotações que pode ser resumida a um clique com o UP2DATA.

Ademais, as informações são produzidas pela própria B3, algo que representa o mais alto nível de confiança e qualidade. Isso sem falar na variedade de mercados e ativos que são contemplados.

Por fim, não podemos ignorar a padronização dos dados, algo extremamente útil na hora de criar gráficos, análises e encontrar tendências que possam ser exploradas em busca da lucratividade.

Como acessar o UP2DATA?

Caso você se interesse pelo produto oferecido pela B3, o acesso é feito pelo site oficial do UP2DATA. No entanto, claro, não é um serviço gratuito: é preciso investir para ter acesso aos dados de maneira organizada e confiável.

A boa notícia é que, a depender do produto utilizado, esse investimento não é dos mais caros. Existem pacotes de dados a partir de R$100, algo que permite certa acessibilidade ao investidor mais experiente.

Além disso, antes de comprar um pacote, recomendamos que você esteja de olho nas exigências do computador para ter acesso aos dados disponibilizados — evitando assim problemas de experiência.

Segundo informações da própria B3, essas são as configurações mínimas recomendadas para uso do UP2DATA:

  • Processador: 2 GHz;
  • Memória RAM: 2 GB;
  • Espaço em Disco: 10 GB.

Quais mercados estão presentes no UP2DATA?

De um modo geral, os principais mercados da Bolsa de Valores marcam presença no banco de dados UP2DATA. Esses são alguns dos mais comuns e que, portanto, possuem maior interesse público:

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre