Última modificação em 1 de fevereiro de 2021

O que é UP2DATA?

O UP2DATA é um serviço disponibilizado pela B3, a Bolsa de Valores do Brasil, para que investidores tenham acesso aos registros históricos de preços em diferentes mercados oferecidos.

Em resumo, trata-se de um software com uma gigantesca base de dados que pode ajudar na disponibilização da informação, algo que permite, entre outros fatores, a criação de estratégias aproveitando-se dos padrões apresentados na Bolsa de Valores, além de encontrar maior facilidade na tomada de decisão — especialmente em métodos quantitativos.

Além disso, os dados podem ser acessados em formatos de texto (TXT), planilhas (CSV e XML) e até compactos (JSON). Assim, o assinante do UP2DATA pode analisar as informações da maneira que julgar melhor para o seu contexto pessoal.

Quais são os dados disponibilizados no UP2DATA?

O UP2DATA é um serviço de banco de dados que oferece uma série de informações ao investidor. E elas vão muito além apenas do preço de fechamento dos ativos. Veja alguns exemplos:

E esses são apenas exemplos simples. Existem muitos outros dados e indicadores no pacote oferecido pelo UP2DATA para que o investidor possa estudar a Bolsa de Valores e criar suas estratégias de operação.

Quais são as vantagens do UP2DATA?

Para o investidor que deseja aperfeiçoar a sua metodologia de investimentos, o uso do UP2DATA é uma boa forma de aumentar o acesso aos dados oficiais da própria Bolsa de Valores. Além disso, existem outros benefícios.

Em primeiro lugar, claro, está o acesso facilitado aos dados. É evidente que cada pessoa pode fazer seus próprios registros de preços, mas conforme o interesse aumenta em dados complexos, o desafio é maior. Além disso, haveria uma questão de tempo para as anotações que pode ser resumida a um clique com o UP2DATA.

Ademais, as informações são produzidas pela própria B3, algo que representa o mais alto nível de confiança e qualidade. Isso sem falar na variedade de mercados e ativos que são contemplados.

Por fim, não podemos ignorar a padronização dos dados, algo extremamente útil na hora de criar gráficos, análises e encontrar tendências que possam ser exploradas em busca da lucratividade.

Como acessar o UP2DATA?

Caso você se interesse pelo produto oferecido pela B3, o acesso é feito pelo site oficial do UP2DATA. No entanto, claro, não é um serviço gratuito: é preciso investir para ter acesso aos dados de maneira organizada e confiável.

A boa notícia é que, a depender do produto utilizado, esse investimento não é dos mais caros. Existem pacotes de dados a partir de R$100, algo que permite certa acessibilidade ao investidor mais experiente.

Além disso, antes de comprar um pacote, recomendamos que você esteja de olho nas exigências do computador para ter acesso aos dados disponibilizados — evitando assim problemas de experiência.

Segundo informações da própria B3, essas são as configurações mínimas recomendadas para uso do UP2DATA:

Quais mercados estão presentes no UP2DATA?

De um modo geral, os principais mercados da Bolsa de Valores marcam presença no banco de dados UP2DATA. Esses são alguns dos mais comuns e que, portanto, possuem maior interesse público:

Termo do dia

Consignação em Pagamento

O que é consignação em pagamento? No dicionário, o termo “consignar” corresponde em tornar oficial determinada ação; é o caso de documentar ou registrar algo, mencionar…