Thasunda Brown Duckett: saiba o que é e qual sua importância
Quem é Thasunda Brown Duckett?
Thasunda Brown Duckett é a CEO da TIAA, uma organização de serviços financeiros que faz parte das 500 principais empresas americanas, segundo a Fortune 500.
Seu nome recentemente ganhou destaque por se tornar, por meio dessa nomeação, a segunda mulher negra a assumir o cargo de CEO em uma dessas gigantes no ano de 2021, e a quarta a atingir esse feito.
Qual é a biografia de Thasunda Brown Duckett?
Thasunda é natural de Rochester, Nova Iorque. Graduou-se em Marketing e Finanças pela Universidade de Houston, e conquistou seu MBA pela Baylor University, ambas no Texas.
Ela é membro da Women Inspiring Philantropy e fundadora da Otis and Rosie Brown Foundation, entidades que focam no suporte e no desenvolvimento de pessoas e famílias em suas respectivas regiões.
Também participa dos conselhos administrativos da Children’s Learning Center de Fairfax e da Robert F. Kennedy Human Rights Foundation, as quais têm como objetivo causar impactos positivos quanto aos direitos humanos em governos e corporações.
Thasunda ainda exerce cargos relevantes no Executive Leadership Council, na Delta Sigma Theta Sorority e na Jack and Jill of America, entidades que dão suporte principalmente ao desenvolvimento de mães, mulheres e profissionais negros, entre outras minorias.
Vida profissional
Seu currículo profissional é notável. Além de ser membro do conselho de diretores da Nike, ela é a atual CEO da TIAA, empresa americana de aposentadorias onde, além de atuar no seu cargo principal, também fomenta o desenvolvimento cultural e educacional em várias áreas.
Conquistar esse cargo ganha ainda mais importância se lembrarmos que, além da TIAA estar listada na Fortune 500, o antecessor de Thasunda era Roger W. Ferguson Jr., que já havia sido vice-presidente do Federal Reserve, o banco central americano.
Grande parte da caminhada de Duckett, porém, se construiu no JPMorgan Chase.
Após deixar o cargo de diretora de mercados emergentes no Fannie Mae, gigante do mercado imobiliário nos Estados Unidos, Thasunda atuou em tarefas administrativas e no setor de crédito ao consumidor do JPMorgan Chase.
Em 2013, foi escolhida como CEO da ramificação Chase Auto Finance, onde ficou até assumir o cargo de CEO da Chase Consumer Banking, em 2016.
Nessa posição, administrou 800 bilhões de dólares em depósitos e liderou 50 mil funcionários, atendendo a 24 milhões de famílias. Além disso, liderou a transformação digital da empresa, que hoje é referência em atendimento ao consumidor.
Esse currículo garantiu a ela o reconhecimento como uma das sete mulheres mais poderosas do setor bancário, em 2019, e uma das Most Powerful “Women to Watch” - ou “Mulheres poderosas para se observar”.
Qual é o perfil de empreendedor de Thasunda Brown Duckett?
Thasunda é muito engajada nas questões de apoio a minorias, principalmente com relação à comunidade negra, em prol do seu empoderamento e inclusão financeira.
Ela advoga ativamente pelo crescimento com excelência de executivas e executivos negros, a fim de se qualificarem para posições de destaque, para que o exemplo venha de cima, ou seja, dos cargos importantes.
Durante seu tempo no JPMorgan Chase, ela participou dos programas Advancing Black Pathways, Women on the Move e The Fellowship Initiative, que tinham objetivos alinhados com a missão da CEO.
No início de 2021, quando já era cotada para a diretoria da TIAA, ela escreveu em seu LinkedIn sobre a importância de adereçar a disparidade financeira entre negros e brancos nos EUA.
Ronald L. Thompson, conselheiro da TIAA, ressalta as características Thasunda quanto à liderança, à capacidade de alavancar negócios, à execução de estratégias empresariais, ao foco no cliente e à captação de talentos, provadas durante sua gestão no JPMorgan Chase.
Seu amor pelo setor financeiro vem da infância pobre. Para Thasunda Brown Duckett, finanças pessoais é um tópico extremamente importante, principalmente em situações extremas, quando não se tem comida na mesa.