Terminal BTB
O que é terminal BTB?
O terminal BTB é uma interface gráfica online da Plataforma BTB, que foi criada objetivando a melhora do mercado de empréstimo de ativos.
Foi desenvolvido pela B3 oferecendo a funcionalidade de consulta às cotações (Market Data), a inclusão de ofertas por meio dos módulos D+0 e D+1, envio de ofertas direcionadas e o registro de negócios previamente realizados em balcão por meio do módulo Registro.
Aliás, você sabe o que é um empréstimo de ativos? O empréstimo de ativos é um serviço onde o doador (dono de determinados ativos), em troca de uma taxa de remuneração, autoriza a transferência do seu ativo para um terceiro (o tomador).
Esse tomador do empréstimo tem liberdade para vender esses ativos, realizando a “venda a descoberto” ou "operando vendido", ou usá-los em outras finalidades, mas terá obrigação de devolvê-los, sendo que a B3 garante essa devolução dos ativos.
Para o doador é vantajoso pois, como ele não tem a intenção de vender seu ativo, o aluguel permite que ele receba uma remuneração adicional (oriundo da taxa de remuneração) e, além disso, continuar recebendo dividendos e juros sobre capital próprio.
O tomador, por sua vez, acredita que o ativo está mal precificado e deseja realizar essa operação para vender e após isso recomprá-lo por um preço menor e devolvê-lo ao doador, retirando um lucro.
Como é possível acessar o Terminal BTB?
O acesso ao Terminal BTB deverá acontecer por meio da contratação de credenciais de acesso com perfis adequados as categorias que se enquadra a instituição contratante, e que ofereça as funcionalidades desejadas.
As instituições podem se enquadrar em uma ou mais categorias listadas abaixo:
- PNP – Participante de negociação pleno: instituições que tem direito de acessar os ambientes e sistemas de negociação da B3;
- PL – Participante de liquidação: possuí autorização para recebimento de operações próprias e de clientes, realização de operações no sistema de contratação de empréstimo e liquidação das operações perante o membro de compensação;
- ACST – Agente de custódia: instituições habilitadas para administrar contas de custódia própria e de clientes;
- Buy side – Gestoras, fundações e outras instituições previamente autorizadas.
Qual é o perfil de usuário do Terminal BTB?
O perfil do usuário do Terminal BTB possui no geral as características listadas abaixo, podendo ou não estar combinadas em um único perfil:
- Negociação: trata-se do envio, agressão e cancelamento de ofertas nos livros de ofertas das modalidades D+0 e D+1 da plataforma de negociação eletrônica;
- Registro: trata-se do registro de negócios já realizados em balcão entre o PNP e PL autorizados a operar na plataforma;
- Autorizações: trata-se da autorização de ofertas e negócios direcionados pelos participantes;
- Autorização de contas cadastradas pelo buy side;
- Consulta de ofertas, negócios e demais relatórios disponíveis;
- Controle de risco do cadastro dos limites pré-negociação na plataforma.
As credenciais para acessar o Terminal BTB são fornecidas de maneira individual. Ou seja, cada um dos operadores da instituição deve possuir sua credencial de acesso de maneira exclusiva.
Todas as credenciais de acesso terão a cobrança realizada todo mês, sendo que a B3 poderá aplicar redução nos preços de determinados perfis de acessos, que poderão ser reavaliados e reajustados pela B3 casa haja necessidade.
Outra maneira de obter acesso ao Terminal BTB é por meio de contingencia, porém exclusivo apenas para instituições PNP/PL. Eles receberão uma redução de 100% do preço quando utilizarem em período de indisponibilidade de acesso por meio da mensageria SMP-ISSO à plataforma BTB.
É interessante realçar que a B3 detém de meios capazes de reconhecer potenciais usos dos usuários de contingência em momentos de não indisponibilidade. Nesse caso a redução de preço não será aplicada, ou seja, será cobrada a tarifa normal.